(Centro de Estudos de Tradução Literária)
CICLO ESPECIAL DE PALESTRAS SOBRE TRADUÇÃO LITERÁRIA
TRADIÇÃO E VANGUARDA
Concepção e coordenação: Simone Homem de Mello
Esta série de palestras, programada para se estender ao longo de todo o ano, abordará a relação entre tradição e vanguarda no campo da tradução literária. Diversos palestrantes convidados tratarão de tendências literárias e tradutórias que priorizam a renovação de padrões vigentes e discutirão sua relação com a tradição.
Os participantes que assistirem a pelo menos 75% das palestras poderão obter um certificado referente ao ciclo no final do ano.
Yi Sang, um mutante da literatura coreana de resistência
Entender o contexto histórico e literário coreano da década de 1930 pode ser elucidador quanto ao lugar – ou a falta dele – que Yi Sang ocupa no conjunto das obras produzidas na época. Ler obras de outros autores contemporâneos também pode ser esclarecedor para entender a comoção causada por suas peças, numa Coreia ocupada pelo regime imperialista japonês a impor certos padrões do fazer poético, ora regionalista, ora participativa. Mas, sobretudo, a sua consagração posterior, contra todas as probabilidades, como um cult unânime, faz-nos refletir, retroativamente, que o seu vanguardismo está, de fato, impregnado de resistência.
Esta atividade poderá contar como crédito de horas para o Programa Formativo para Tradutores Literários.
YUN JUNG IM nasceu na Coreia do Sul e imigrou para o Brasil aos 10 anos de idade. Possui mestrado em Literatura Coreana Moderna pela Yonsei University (1990) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995), na área de Tradução Literária. Já traduziu mais de uma dezena de obras do coreano para o português, e recebeu o Prêmio Coreano de Tradução Literária em 2001 (Olho de corvo e outras obras de Yi Sang, Perspectiva, 1999) e 2014 (A Vegetariana, Devir, 2013). Atualmente é professora do curso de Língua e Literatura Coreana na Universidade de São Paulo e coordenadora do Grupo de Estudos Coreanos (USP).
CASA GUILHERME DE ALMEIDA
R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 18h
OUVIDORIA
FAÇA SUA SUGESTÃO OU RECLAMAÇÃO
ATENDIMENTO PESSOAL OU CARTA: RUA MAUÁ, 51
SOBRELOJA - LUZ - SP - CEP: 01028-900
2ª A 6ª DAS 10H ÀS 17H HORAS
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.