guilherme
programação
museu
educativo
tradução literária
publicações
acervo
serviços

Palestra



A Bíblia hebraica nas traduções de Haroldo de Campos

26 de Agosto de 2019 | 19h às 21h
Com José Luiz Goldfarb

Nesta palestra se analisam traduções bíblicas de Haroldo de Campos – Qohélet/O-que-sabe (Eclesiastes) e Bere’shith/A Cena da Origem (Genesis) –, com ênfase à fascinação do poeta pela música e poesia da língua hebraica e pelas camadas de interpretações hermenêuticas que envolvem o texto bíblico. Também será mostrado como Haroldo se apropria das interpretações elaboradas pela longa tradição rabínica e por que chegou a se autodenominar “rabino laico”.

Para realizar sua inscrição, clique aqui


Ciclo de Palestras

CANTO PARALELO DAS LÍNGUAS: O TRABALHO TRADUTÓRIO DE HAROLDO DE CAMPOS

O Centro de Estudos de Tradução Literária (Casa Guilherme de Almeida) e o Centro de Referência Haroldo de Campos (Casa das Rosas) promovem, ao longo do ano, um ciclo de palestras sobre a atuação de Haroldo de Campos como tradutor de diferentes línguas e tradições literárias.


Programação

A poesia alemã como fio condutor da teoria da transcriação
Por Simone Homem de Mello
Quarta-feira, 31 de julho, das 19h às 21h
Local: Casa das Rosas

A Bíblia hebraica nas traduções de Haroldo de Campos
Por José Luiz Goldfarb
Segunda-feira, 26 de agosto, das 19h às 21h
Local: Anexo da Casa Guilherme de Almeida

Sobre a tradução da peça Nô Hagoromo, de Zeami
Por Flávio Caputo
Quarta-feira, 18 de setembro, das 19h às 21h
Local: Casa das Rosas


Grátis

Todas as atividades poderão contar como crédito de horas para o Programa Formativo para Tradutores Literários.

 

 

José Luiz Goldfarb possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Filosofia e História da Ciência pela McGill University, Canadá (1980) e doutorado em História da Ciência pela Universidade de São Paulo (1992). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Diretor e membro do Conselho da EDUC (Editora da PUC-SP) e presidente da Cátedra de Cultura Judaica da PUC/SP. É também Diretor de Cultura Judaica e responsável pelo culto da Sinagoga da Associação Brasileira A Hebraica de São Paulo.

voltar
Visitação e agendamento para grupos
55 11 3868-4128
agendamento@poiesis.org.br
Programação cultural: contato@casaguilhermedealmeida.org.br

CASA GUILHERME DE ALMEIDA
R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 18h

REALIZAÇÃO

Realização
MAPA DO SITE

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO E SECRETARIA DA CULTURA, ECONOMIA E INDÚSTRIA CRIATIVAS

OUVIDORIA

FAÇA SUA SUGESTÃO OU RECLAMAÇÃO

ATENDIMENTO PESSOAL OU CARTA: RUA MAUÁ, 51

SOBRELOJA - LUZ - SP - CEP: 01028-900

2ª A 6ª DAS 10H ÀS 17H HORAS

TELEFONE: (11) 3339-8057

EMAIL: ouvidoria@cultura.sp.gov.br

ENDEREÇO ELETRÔNICO: clique abaixo

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR