guilherme
programação
museu
educativo
tradução literária
publicações
acervo
serviços

Curso



O FAROESTE NO CINEMA

20 de Maio de 2021 | 8h
Com Fernando Britto

Inscrições: Até 20 de maio
Período de disponibilização das aulas, na plataforma Hotmart: de 20 de maio à 20 de junho

Este curso tem como objetivo oferecer uma introdução crítica ao faroeste (western), um dos gêneros mais “mitológicos” de Hollywood. De suas raízes na literatura, na pintura e no cinema silencioso com O grande roubo de trem (1903), de Edwin S. Porter, ao neo-western de Relatos do mundo (2003), de Paul Greengrass, passando pelo faroeste clássico e pelo revisionista, propõe-se, em quatro aulas, uma reflexão cultural, social, histórica e formal sobre essa vertente cinematográfica e seus principais filmes – como No tempo das diligênciasOs brutos também amamRastros de ódioOnde começa o infernoEra uma vez no Oeste e Os imperdoáveis – e realizadores, como John Ford, Howard Hawks, Anthony Mann, Delmer Daves, Raoul Walsh, Budd Boetticher, Sam Peckinpah, Sergio Leone e Clint Eastwood.

Aula 1 - As raízes do western na literatura, pintura e no cinema silencioso

Aula 2 - "No Tempo das Diligências" e o faroeste clássico

Aula 3 - O faroeste revisionista e o faroeste spaghetti

Aula 4 -  O neo-western e o gênero hoje

Para realizar a sua inscrição, clique aqui

Taxa única de inscrição: R$70,00

 


Fernando Brito é doutor em Literatura Inglesa pela USP e, desde 2002, trabalha como curador da Versátil Home Video, onde idealizou e supervisionou o lançamento de centenas de filmes e coleções temáticas, entre as quais volumes dedicados ao faroeste, como “Cinema Faroeste”, “Faroeste Spaghetti”, “Sartana”, “A Arte de Anthony Mann”, “A Arte de Sergio Corbucci” e “Ford Essencial”. Nos últimos anos, tem ministrado palestras e cursos sobre a história do cinema em instituições como Casa Guilherme de Almeida, Oficina Oswald de Andrade, CineSesc, Cine Passeio e unidades do SESC pelo país.  

voltar
Visitação e agendamento para grupos
55 11 3868-4128
agendamento@poiesis.org.br
Programação cultural: contato@casaguilhermedealmeida.org.br

CASA GUILHERME DE ALMEIDA
R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 18h

REALIZAÇÃO

Realização
MAPA DO SITE

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO E SECRETARIA DA CULTURA, ECONOMIA E INDÚSTRIA CRIATIVAS

OUVIDORIA

FAÇA SUA SUGESTÃO OU RECLAMAÇÃO

ATENDIMENTO PESSOAL OU CARTA: RUA MAUÁ, 51

SOBRELOJA - LUZ - SP - CEP: 01028-900

2ª A 6ª DAS 10H ÀS 17H HORAS

TELEFONE: (11) 3339-8057

EMAIL: ouvidoria@cultura.sp.gov.br

ENDEREÇO ELETRÔNICO: clique abaixo

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR