guilherme
programação
museu
educativo
tradução literária
publicações
acervo
serviços

Sessão Versátil



SESSÃO VERSÁTIL: pequena homenagem a Godard

12 de Novembro de 2022 | 15h
Com Fernando Britto e Lucia Ramos Monteiro

Em setembro deste ano, morreu um dos maiores artistas do século XX, Jean-Luc Gordard. A Sessão Versátil presta uma pequena homenagem ao mestre da Nouvelle Vague francesa, exibindo um dos filmes mais exitosos de sua extensa carreira, Banda à parte (1964). Após a exibição, o curador da Versátil e a professora e pesquisadora Lucia Ramos Monteiro conversam sobre a obra do diretor.

 

Banda à parte (Bande à part), França, 1964, 95 min.

De Jean-Luc Godard. Com Anna Karina, Sami Frey e Claude Brasseur.

Dois amigos trapaceiros convencem uma estudante a ajudá-los em um roubo. Talvez a obra mais acessível de Godard, “Banda à Parte” é uma vibrante homenagem ao filme B hollywoodiano, além de trazer uma interpretação icônica da musa Anna Karina.

 

A atividade será realizada na Sala Cinematographos do Anexo da Casa Guilherme de Almeida. Endereço: Rua Cardoso de Almeida, 1943 – Perdizes/SP.

 

Para realizar a sua inscrição, clique aqui.

 

Grátis

 

Fernando Brito é pesquisador e crítico de cinema, tradutor e doutor em Literatura Inglesa pela USP e, desde 2002, trabalha como curador da Versátil Home Video, onde idealizou e supervisionou o lançamento de centenas de filmes e coleções temáticas. Nos últimos anos, tem ministrado palestras e cursos sobre a história do cinema em instituições como Oficina Oswald de Andrade, CineSesc, Cine Passeio e unidades do SESC pelo país. 

 

Lúcia Ramos Monteiro é professora-adjunta do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense e integra o Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual da mesma instituição (PPGCine – UFF). Realizou pós-doutorado (Fapesp) na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e na Universidade Grenoble Alpes. Possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (1998), mestrado (2007) e doutorado (2014) em Estudos cinematográficos e audiovisuais pela Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3 e em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Foi professora dos cursos de cinema da Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris 3 e da Universidad de las Artes, em Guaiaquil, Equador. É co-organizadora dos livros Cinema: estética, política e dimensões da memória (Sulina, 2019), Cinema e história (Editora Sulina, 2017), Palmanova (Form[e]s, 2016) e Oui, c'est du cinéma / Yes, it's cinema (Campanotto, 2009). Realizou a curadoria das mostras A Caliwood de Luis Ospina. Cinema colombiano de vanguarda (Caixa Cultural RJ, 2017) e África(s). Cinema e revolução (Caixa Belas Artes SP, 2016), entre outras.

 

voltar
Visitação e agendamento para grupos
55 11 3868-4128
agendamento@poiesis.org.br
Programação cultural: contato@casaguilhermedealmeida.org.br

CASA GUILHERME DE ALMEIDA
R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 18h

REALIZAÇÃO

Realização
MAPA DO SITE

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO E SECRETARIA DA CULTURA, ECONOMIA E INDÚSTRIA CRIATIVAS

OUVIDORIA

FAÇA SUA SUGESTÃO OU RECLAMAÇÃO

ATENDIMENTO PESSOAL OU CARTA: RUA MAUÁ, 51

SOBRELOJA - LUZ - SP - CEP: 01028-900

2ª A 6ª DAS 10H ÀS 17H HORAS

TELEFONE: (11) 3339-8057

EMAIL: ouvidoria@cultura.sp.gov.br

ENDEREÇO ELETRÔNICO: clique abaixo

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR