guilherme
programação
museu
educativo
tradução literária
cinema
publicações
bancos de dados
serviços

Evento Especial



ENCONTRO PERIPATÉTICO - KLAXON REVISITADA

14 de Novembro de 2015 | 9h às 13h30
Com Donny Correia e Marcelo Tápia

Parceria com a Casa Mário de Andrade

Este Encontro Peripatético – evento baseado no conceito aristotélico de "ensinar passeando" – focalizará o modernismo brasileiro por meio da revista que foi porta-voz do movimento, a Klaxon, publicada entre 1922 e 1923. O Encontro se iniciará na Casa Guilherme de Almeida, com uma visita ao acervo do museu que funciona na antiga residência do poeta, seguida de breve palestra sobre o tema, por Marcelo Tápia, que destacará as participações de Guilherme e de Mário de Andrade na Klaxon. Os participantes seguirão a pé, então, juntamente com orientadores, até a Casa Mário de Andrade, onde o escritor residiu, a fim de visitar o espaço recém-reaberto ao público e assistir a uma palestra de Donny Correia sobre a crítica cinematográfica presente nos números da revista, incluindo-se a exibição de trechos de alguns filmes comentados na publicação. Durante o trajeto, serão evocados alguns trechos de textos dos dois autores modernistas.



Donny Correia, poeta e cineasta, é mestre e doutorando em Estética e História da Arte pela Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em Letras – tradutor e intérprete pelo Centro Universitário Ibero-Americano (Unibero). Realizou os curtas experimentais Anatomy of decayBraineraserTotem (selecionado para a 34ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e Prêmio Canal Brasil) e In carcere et vinculis. Publicou os livros de poesia O eco do espelho (2005), Balletmanco (2009), Corpocárcere (2013) e Zero nas veias (2015, no prelo). É coordenador de programação da Casa Guilherme de Almeida.

Marcelo Tápia, poeta e tradutor, é graduado em Letras (Português e Grego) e doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP. Autor de cinco livros de poemas, traduziu, entre outras obras, os romances Os passos perdidos (2008) e O reino deste mundo (2009), de Alejo Carpentier. É um dos organizadores de Transcriação, coletânea de ensaios de Haroldo de Campos (2013). Dirige o museu Casa Guilherme de Almeida – Centro de Estudos de Tradução Literária, em São Paulo.

voltar
Visitação e agendamento para grupos
55 11 3672-1391 | 3868-4128
educativo@casaguilhermedealmeida.org.br
Programação cultural: 55 11 4096-9801
contato@casaguilhermedealmeida.org.br

CASA GUILHERME DE ALMEIDA
R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 18h

MAPA DO SITE

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR