guilherme
programação
museu
educativo
tradução literária
cinema
publicações
bancos de dados
serviços

Evento Especial



GUILHERME DE ALMEIDA EM CENA

22 de Julho de 2017 | A partir das 14h30

No mês de julho, a Casa Guilherme de Almeida realiza a tradicional homenagem a seu patrono, cujos nascimento e morte ocorreram nesse mês. Serão abordados, este ano, dois aspectos muito especiais de sua atuação: o primeiro refere-se a seu envolvimento com a cena teatral paulistana e suas traduções de peças de teatro referenciais da dramaturgia universal. O segundo diz respeito a sua ligação com a cultura nipônica, representada por sua produção de haicais e sua decisiva participação no surgimento da Aliança Cultural Brasil-Japão. Confira o programa:


14h30: Um momento teatral: O homem só
Por Renata Cazarini de Freitas

Depois de ter escrito duas peças em francês para seu livro de estreia Théâtre Brésilien (1916), em parceria com Oswald de Andrade, Guilherme de Almeida criou poesia e prosa dramática, letras de canções para o teatro e um argumento de ballet, além de traduzir textos dramáticos do inglês, do francês e do grego. Em 1949, escreveu O homem só, peça identificada como “um momento teatral” pelo autor. Texto inédito em livro e no palco, a peça de um ato dividido em duas cenas apresenta um misantropo que julga seu dia desperdiçado e trava com sua sombra um embate em busca da solidão total. A palestra discutirá, a partir desse texto, a concepção de teatro do poeta.


15h30: Cinema japonês de vanguarda (uma homenagem a Teinosuki Kinugasa)

Em parceria com a Fundação Japão, a Sala Cinematographos exibirá dois clássicos incontestáveis do cinema japonês de vanguarda, dirigidos pelo mestre Teinosuki Kinugasa, falecido há 35 anos. A exibição é inédita no circuito de cineclubes brasileiros. Os filmes são os seguintes:

UMA PÁGINA DE LOUCURA (1926), com trilha sonora ao vivo por Gabriel Levy
Uma raríssima oportunidade de se conhecer aquele que é, talvez, o único filme japonês realizado no auge das vanguardas cinematográficas mundiais. A obra conta a história do faxineiro de um hospício onde sua esposa encontra-se internada. Em meio a lembranças e dilemas, sua angústia acaba por conduzi-lo a um estado de alucinação tão obscuro quanto ao dos internados na instituição.

PORTAL DO INFERNO (1953), exibição exclusiva em película 16 mm
A Sala Cinematographos exibe pela primeira vez uma obra em 16 mm: um dos filmes mais premiados do Japão, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1954. Esta obra-prima de Kinugasa retrata a guerra entre feudos no Japão medieval e explora a imagem do samurai Moritho Enda em sua luta para proteger os membros do clã a que serve.

 

Apoio


Caso as vagas estejam esgotadas nesta página, clique aqui




Gabriel Levy 
é acordeonista, arranjador, compositor, educador e produtor musical. Tem formação eclética, voltada tanto para a música erudita como para a música popular, tendo atuado em shows e CDs ao lado de artistas dos mais diferentes estilos, como Palavra Cantada, Fortuna, Ceumar, Antonio Nóbrega, Zé Geraldo, Vanessa da Mata, Claudio Nucci, Fafá de Belem, Pena Branca e Xavantinho, João Bá e André Abujamra, entre outros.

Renata Cazarini de Freitas é pesquisadora de teatro antigo e suas relações com o contemporâneo. Doutoranda e mestra em Letras Clássicas pela USP, é especialista em Estudos Clássicos pela UnB.

voltar
Visitação e agendamento para grupos
55 11 3672-1391 | 3868-4128
educativo@casaguilhermedealmeida.org.br
Programação cultural: 55 11 4096-9801
contato@casaguilhermedealmeida.org.br

CASA GUILHERME DE ALMEIDA
R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 18h

MAPA DO SITE

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR