guilherme
programação
museu
educativo
tradução literária
publicações
acervo
serviços

Cine Lacaneando



HESTÓRIAS DA PSICANÁLISE - Leitores de Freud (2016), de Francisco Capoulade

02 de Setembro de 2017 | 14h
Por Francisco Capoulade e Hugo Lana

(Núcleo Cinematographos)

CINE LACANEANDO
Ciclo de filmes variados seguidos de debates com participação de psicanalistas, cineastas, escritores e outros convidados.
Curadoria: Patrizia Corsetto

HESTÓRIAS DA PSICANÁLISE - Leitores de Freud (2016), de Francisco Capoulade

Primeiro documentário brasileiro sobre Freud e a chegada da psicanálise no Brasil, o filme também aborda temas que estão além do campo psicanalítico. Ao falarem de Sigmund Freud, os entrevistados são levados a tratar de temas como tradução, cultura, identidade, linguagem e, é claro, história. Em especial, os contextos históricos e culturais da Viena, fin de siècle, e do Brasil do século XX. Trata-se da maneira como os brasileiros se apropriaram de Freud. Os entrevistados, na grande maioria intelectuais e psicanalistas, falam de Freud de maneira próxima, como um personagem de suas próprias vidas. Um ar intimista permite que eles contem a HISTÓRIA e as ESTÓRIAS que permeiam a psicanálise. Falam do contexto social da época, dos problemas de tradução, da paixão por Freud e suas contradições.

Caso as vagas estejam esgotadas nesta página, clique aqui

Grátis.




Francisco Capoulade psicanalista, bacharel em Filosofia pela PUC Campinas. Mestre em Psicologia pela PUC Campinas e doutor em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos e em Psicanálise e Psicopatologia pela Universidade Paris-Diderot. Membro da Associação Campinense de Psicanálise. Diretor do filme Hestórias da Psicanálise.

Hugo Lana - Psicanalista, graduado em Filosofia (USP) e Psicologia (Mackenzie), mestre e doutorando em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo, membro do Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise (LATESFIP/USP) e da Sociedade Internacional de Psicanálise e Filosofia. Coordena a Rede Clínica do Laboratório Jacques Lacan, na USP, e edita a Lacuna: uma revista de psicanálise.

Patrizia Corsetto
 é radialista pela FAAP, jornalista pela Fundação Cásper Líbero, com especialização em Estudos Literários pela Universidade Anhanguera. Editora do site de psicanálise Lacaneando e coordenadora do projeto “Diálogos do Lacaneando” na Livraria da Vila. É membro do Fórum do Campo Lacaniano de São Paulo.



voltar

Agendamento para grupos
55 11 3868-4128
agendamento@poiesis.org.br


Programação cultural
contato@casaguilhermedealmeida.org.br

CASA GUILHERME DE ALMEIDA
R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo


Visitação até 8 pessoas
Terça a sexta-feira, das 10h às 17h30
Sábados, domingos e feriados, às 11h, 14h e 16h

REALIZAÇÃO

Realização
MAPA DO SITE

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO E SECRETARIA DA CULTURA, ECONOMIA E INDÚSTRIA CRIATIVAS

OUVIDORIA

FAÇA SUA SUGESTÃO OU RECLAMAÇÃO

ATENDIMENTO PESSOAL OU CARTA: RUA MAUÁ, 51

SOBRELOJA - LUZ - SP - CEP: 01028-900

2ª A 6ª DAS 10H ÀS 17H HORAS

TELEFONE: (11) 3339-8057

EMAIL: ouvidoria@cultura.sp.gov.br

ENDEREÇO ELETRÔNICO: clique abaixo

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR