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Evento Especial



VIII ENCONTRO DE MUSEUS-CASAS LITERÁRIOS – 2023: “MORADAS RENOVADAS”

26 de Agosto de 2023 | 10h às 19h
Com Diversos participantes

Organização: Ivanei da Silva e Marcelo Tápia

Sexta-feira e sábado, 25 a 26 de agosto de 2023

 

O tema “Moradas renovadas”, escolhido para o Encontro, envolverá dois segmentos de discussão: o primeiro, a importância da conservação de moradias musealizadas, das ações de manutenção, adequação e restauro dos imóveis de museus-casas, buscando-se abordar casos de sucesso ou de insucesso quanto à recuperação arquitetônica e à salvaguarda de coleções; o segundo, a caracterização do espaço íntimo do lar e a memória do modo de viver de seus antigos moradores, em relação aos acervos mantidos pelas instituições.

 

Será emitido certificado aos participantes com frequência mínima de 75% no Encontro.

 

Sexta-feira, 25/8 (híbrido):

Das 19h às 21h – Mesa de abertura e palestra “Moradas renovadas”.

 

Sábado, 26/8 (on-line):

Das 10h às 12h e das 14h às 19h - Durante o sábado, acontecerão três mesas de discussão sob o tema geral "Moradas renovadas: experiências", com representantes de museus de diversos locais do país.

 

O evento será acessível em Libras.

 

Para realizar sua inscrição no formato presencial para o dia 25/08, clique aqui.

Para realizar sua inscrição no formato on-line, clique aqui.

 

A atividade será realizada presencialmente no Anexo da Casa Guilherme de Almeida e por meio de transmissão pela plataforma Zoom.

 

Sobre o Encontro de Museus-Casas Literários

 

O Encontro visa à participação de instituições com perfil de museu-casa que podem ser distinguidos como espaços focados em literatura, em âmbito nacional. Seu objetivo fundamental é promover a troca de experiências entre instituições relacionadas a personalidades da literatura, por meio de profissionais a elas ligados, ou cujo campo de estudos se associe a tal segmento. É destinado a profissionais e estudantes das áreas de museologia, arquivologia, biblioteconomia, letras (línguas, literatura, teoria literária e tradução), artes plásticas, artes cênicas, história, sociologia, turismo e afins, bem como a representantes da comunidade acadêmica e de instituições públicas, e, de modo geral, a interessados em museus e cultura.

 

Programa

 

Sexta-feira, 25/8 (evento híbrido):

Das 19h às 21h – Mesa de abertura e palestra

 

A mesa de abertura e palestra acontecerão presencialmente no Anexo da Casa Guilherme de Almeida (Rua Macapá, nº 187, Sumaré, São Paulo, SP), e será transmitida por meio da plataforma Zoom. 

 

Mesa de abertura:

Marcelo Tápia e Ivanei da Silva (respectivamente diretor e museólogo da Casa das Rosas, da Casa Guilherme de Almeida e da Casa Mário de Andrade).

Celso Yassumi Nomoto – Engenheiro / Arquiteto - Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

Antonio Luis Ramos Sarasá Martin, Conservador Restaurador, Administrador do Estúdio Sarasá Conservação e Restauração.
Vanessa Costa Ribeiro – Coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico – Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.

 

Palestra: “Museus em prédios tombados: três casas, duas histórias”

Lucília Santos Siqueira – Professora de História, Memória e Patrimônio no Curso de História e do e do ProfHistória - mestrado profissional em Ensino de História / UNIFESP.

 

Mediador:

Ivanei da Silva (museólogo da Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e da Casa Mário de Andrade)

 

 

Sábado, 26/8 (evento on-line)

Das 10h às 12h e das 14h às 19h 

 

Para esses dias, estão previstas três mesas de discussão online, realizadas por meio da plataforma Zoom. Representantes de diversas instituições compartilharão suas experiências a partir do tema proposto para as apresentações: 

 

10h – Mesa 1: “Moradas renovadas: experiências”

 

Participantes:

- Anísia Lourenço Mendes (Iguape, SP).

- Débora Reina – Diretora da Casa de Oliveira Vianna, FUNARJ/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Niterói, RJ).

- Marilice Costi - Presidente da Academia Literária Feminina do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, RS).

- Teniza Spinelli - Museóloga (Porto Alegre, RS).

 

Mediador: 

Davidson Kaseker - Gerente do Museu de Culturas Indígenas – Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas (São Paulo, SP).

 

 

14h – Mesa 2: “Moradas renovadas: experiências”

 

Participantes:

- Ana Cláudia Rôla Santos – Coordenadora do Museu Casa Alphonsus de Guimaraens – Superintendência de Museus e Artes Visuais, Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais (Mariana, MG).

- Vinícius Stael Guedes Oliveira - Casa de Euclides da Cunha – FUNARJ / Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Cantagalo, RJ).

- Emerson Castilho – Instituto Cidade-Museu (Itu, SP).

 

Mediadora: 

- Renata Cittadin - Diretora do Grupo Técnico do Sistema Estadual de Museus - SISEM-SP/ Secretaria de Estado de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

 

 

16h30 – Mesa 3: “Moradas renovadas: experiências”

 

Participantes:

- Mônica Oliveira – Gestora da Casa da Memória Italiana (Ribeirão Preto, SP).

- Gabriel Azarias – Co-gestor da Casa da Memória Italiana (Ribeirão Preto, SP)

- Ricardo Câmara – Casa - Quintal Manoel de Barros (Campo Grande, MS).

- Maria Graciema Aché de Andrade – Chefe do Arquivo Museu de Literatura Brasileira / Fundação Casa de Rui Barbosa (Rio de Janeiro, RJ).

 

Mediadora: 

- Jurema Seckler (Rio de Janeiro, RJ).

 

 

19h - Encerramento

 

 

Sobre os participantes do Encontro:

 

Ana Cláudia Rôla Santos

Licenciada e Especialista em Letras pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP e Mestre em Letras – Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Há 13 anos coordena o Museu Casa Alphonsus de Guimaraens, onde desenvolve projetos que objetivam o conhecimento, a divulgação e a preservação da vida e da obra do poeta Alphonsus de Guimaraens, dialogando com a literatura, de um modo geral, e com a educação patrimonial. Acompanhou todo o processo de revitalização do Museu Casa Alphonsus de Guimaraens sendo responsável pela curadoria da exposição de longa duração Alphonsus de Guimaraens.

 

Anísia Lourenço Mendes

Artesã, arte educadora, monitora de turismo, produtora cultural, pesquisadora e gestora cultural e artística na Fábrica de Cultura 4.0 de Iguape. Formada em Gestão em Turismo, atuou por 6 anos como gestora de turismo na Prefeitura de Iguape-SP, idealizou e organizou o livro Iguape Patrimônio Nacional.

 

Antonio Luis Ramos Sarasá Martin

Conservador Restaurador, administrador do Estúdio Sarasá Conservação e Restauração, empresa especializada em conservação e restauro do Patrimônio Histórico Cultural, na qual atua nas áreas de Consultoria, Projetos, Intervenções de Conservação e Restauro, Zeladoria e Pesquisa.  Idealizador da Zeladoria do Patrimônio Cultural.  Promove exposições públicas, propostas culturais e iniciativas à gestão da cultura.  Cultua a tradição familiar das artes e ofícios vinda da Catalunha, referência em produção artística nos ofícios de azulejaria e vitrais, laborando a mantença das técnicas e saberes tradicionais.  Membro da Associação Brasileira de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais (APCR).  Participou da elaboração do Código de Ética do Conservador Restaurador.

 

Celso Yassumi Nomoto

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (1979 – 1984) e Engenharia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1976 – 1980).  Engenheiro e Arquiteto na Secretaria de Estado de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo – Grupo de Projetos e Acompanhamento de obras desde 2014.

 

Davidson Kaseker

Mestre em Museologia pela Universidade de São Paulo (PPGMUS-USP) e graduado em Letras pela USP (1983). Especialista em Administração de Empresas pelas Faculdades Armando Álvares Penteado (FAAP) e em Turismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)/MinTur (2010). Foi Secretário Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Itapeva no período de 2007-2012 e exerceu, de 2013 a 2022, o cargo de diretor do Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP). Atualmente é gerente do Museu de Culturas Indígenas, de São Paulo.

 

Débora Reina

Graduada em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro- UniRio (2001). Atuou como museóloga/conservadora no Museu do Índio/ RJ e museóloga/coordenadora de exposições no MAC/ Niterói.  Atualmente é diretora do museu Casa de Oliveira Vianna / FUNARJ / Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

 

Emerson Ribeiro Castilho

Pós-doutorando na Linha de Pesquisa “Crítica, Curadoria e Preservação” em História da Arte junto ao Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas e Membro Dirigente do Instituto Cidade-Museu. Museólogo formado pela Escola de Museologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); Mestre (2012) e Doutor (2017) em Museologia e Patrimônio pelo Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (PPGPMUS), desenvolvido pela UNIRIO em parceria com o Museu de Astronomia e Ciências a Fins (MAST). Atuou como Educador de Museus em diversos museus no Rio de Janeiro e São Paulo. Ocupou o cargo de Diretor de Patrimônio Histórico junto a Prefeitura da Estância Turística de Itu (2017 – 2023). Possui experiência nos seguintes temas: Teoria Museológica, Patrimônio Cultural, Processos de Musealização e Patrimonialização, Preservação e Conservação de Bens Culturais, História da Arte, Arte-Educação, Educação Patrimonial, Arquitetura de Museu, Expografia, Turismo e Gestão Pública e Chefia de Museus e Patrimônio.

 

Gabriel Azarias

Graduado em arquitetura e Urbanismo pela Universidade Paulista.  Atua desde 2021 como arte educador no SESI Ribeirão Preto. Atualmente, também é voluntário no educativo do MARP. É suplente na cadeira da sociedade civil eletiva, em Artes Visuais no Conselho Municipal de Políticas Culturais de Ribeirão Preto (CMPC), no biênio de 2023/2024. É membro desde 2020 da Diretoria da AAMARP - Associação de Amigos do MARP.  Foi assistente de produção da 30° MAJ - Mostra de Arte da Juventude do SESC. Integrou a equipe do Educativo MARP (Museu de Arte de Ribeirão Preto), de 2015 a 2020.  Já desenvolveu atividades como assistente na área de conservação, trabalhando na organização, catalogação e higienização de acervos documentais. É desde 2022 co-gestor do Museu Casa da Memória Italiana, produtor cultural independente, arte-educador independente e assistente de artistas visuais.

 

Ivanei da Silva

Museólogo pela UniRio, é mestre em Memória Social e Documentos pela mesma instituição. Atuou em diversos projetos de produção, conservação e montagem de exposições e, atualmente, trabalha na Poiesis – Instituto de Apoio à Língua, à Cultura, e à Literatura, atuando como museólogo dos museus Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade, instituições da Secretaria de Cultura e Economia e Indústrias Criativas do Estado de S. Paulo.

 

Jurema Seckler

Museóloga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), turma de 1973 em museus históricos. Especialização em conservação e restauração de bens culturais pelo CECOR da Escola de Belas Artes da Universidade de Minas Gerais. De 1975 até 2021 atuou como museóloga no Museu Casa de Rui Barbosa exercendo a direção do museu de 2003 a 2020, quando coordenou as diversas áreas técnicas, a gestão do museu e jardim histórico, assim como as atividades de pesquisa e orientação de bolsas. De 2017 a 2019 ministrou aulas no MBA da Universidade Cândido Mendes na área de Gestão Museológica e no Mestrado de Memória Cultural da FCRB. Participou em 2021 do Grupo Parreiras Horta no projeto de Revitalização do Museu Histórico e Diplomático do Itamaraty no Rio de Janeiro. Faz parte da empresa As Consultoras, dedicada a consultorias em Museologia e Patrimônio. É filiada ao DEMHIST-ICOM e coordena atualmente o Projeto de Preservação da Memória Espírita do Estado do Rio de Janeiro do CEERJ.

 

Lucília Santos Siqueira

É professora de História, Memória e Patrimônio no Curso de História na UNIFESP, onde integra o programa de mestrado profissional de formação de professores, o ProfHistória. Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (1999), foi professora de História do Brasil e trabalhou na Coordenação de Curso nos Cursos de Turismo e Administração Hoteleira da Faculdade Ibero-Americana entre os anos de 1990 e 2000. Foi professora do Departamento de História da PUC-SP entre 2003 e 2009, tendo lecionado nos cursos de História, Turismo e Relações Internacionais. Atua nos seguintes temas: historiografia brasileira, história de São Paulo (província e cidade) no século XIX e no começo do XX, os usos da historiografia pelo Ensino de História e os usos do passado paulista no campo do patrimônio, da cultura e do turismo. Nos últimos anos tem se dedicado aos estudos e à pesquisa sobre a memória da escravidão no território paulista.

 

Marcelo Tápia

Poeta, tradutor, ensaísta e professor, é graduado em Letras (Português e Grego) e doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP, onde também realizou pós-doutorado em Letras Clássicas. É professor do LETRA – Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras e Tradução da FFLCH-USP. Dedicado a estudos acerca de museus-casas, preservação e produção de memória, é diretor dos museus Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade, instituições da Secretaria de Cultura e Economia e Indústrias Criativas do Estado de S. Paulo.

 

Maria Graciema Aché de Andrade

Doutora e mestre em Letras pela PUC-Rio, e graduada em Ciências Sociais, com ênfase em Antropologia Visual, na mesma universidade. Atua como editora literária, tendo trabalhado para as editoras Casa da Palavra, Senac Nacional e OrganoGrama Livros. É também pesquisadora, professora e roteirista audiovisual, além de ter sido responsável pela curadoria, restauração e relançamento em DVD da obra cinematográfica de Joaquim Pedro de Andrade enquanto sócia gerente da produtora Filmes do Serro.  Atualmente é Chefe do Arquivo Museu de Literatura Brasileira do Centro de Memória e Informação da Fundação Casa de Rui Barbosa. 

 

Marilice Costi

Especialista em Arteterapia (ISEPE – CENTRARTE 2004), capacitada em Neuropsicologia da Arte para Arteterapeutas. Mestre em Arquitetura, graduada em Arquitetura e Urbanismo. Oficineira desde 1996. Escritora, contista, editora e artista plástica (exposição individual (CCCEV/Porto Alegre). Estudou no Instituto de Belas Artes – artes plásticas e piano. Editora-chefe da revista O Cuidador (2008-2015). Possui 9 publicações em livros na área da Arteterapia, Literatura, cuidado, singularidade, luz e cor, pesquisa ambiental e ficção, e muitos artigos em livros, congressos e sites. Atuou na Arquitetura e como Especialista em Saúde na Secretaria da Saúde/RS. Docência na UNISSELVI, PUCRS, UPF, Centrarte e atualmente na Femaqui/Psiquê. Dirigiu Sana Arte de 2009 a 2021. Recebeu o Prêmio Açorianos de Literatura em poesia; foi finalista em mídia impressa no Prêmio Brasil Criativo (SP); recebeu o Prêmio Trajetórias Culturais RS 2021 - Mestra Griô Sirley Amaro. Ministra oficinas desde 1996 e palestras. Atualmente é Presidente Academia Literária Feminina do RS.

 

Mônica Oliveira

Formada em História, tem atuado como arte-educadora em muitos projetos. Professora da Educação Infantil desde 2013. Graduanda em Museologia, já assinou a produção de várias exposições, entre elas: “Paisagem Cultural do Café”, em 2017, “Bassano Vaccarini além do Modernismo”, em 2018, “Ligados pela História”, “A Vida de Carolina Maria de Jesus”, em 2022 e “Plurais – Mulheres Extraordinárias”, em 2023. Participou do grupo de produção do material educativo da exposição “Portinari para Todos”, organizada pelo MIS Experience. Foi presidente do Conselho de Políticas Culturais e membro do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural, os dois na cidade de Ribeirão Preto. Atualmente, além de dar aulas na educação infantil, é gestora no Museu Casa da Memória Italiana. Atua no IPCCIC desde sua criação em 2013.

 

Renata Cittadin

Museóloga. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia da Universidade de São Paulo (USP). Graduada em Museologia pelo Centro Universitário Barriga Verde. Desenvolve estudos sobre a gestão de museus e a consolidação do campo museológico. Tem experiência na área de Museologia e Patrimônio Cultural, atuando com ênfase nas áreas de planejamento museológico, gerenciamento de acervos, gestão e implementação de políticas públicas para museus e comunicação museológica. Atuou como Assessora Técnica no Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina, na coordenação técnica do Cadastro Catarinense de Museus, do Guia de Museus de Santa Catarina, participou na construção do Plano Setorial de Museus da redação do Estatuto Catarinense de Museus. Atualmente é Diretora do Grupo Técnico do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP).

 

Ricardo Pieretti Câmara

Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em 1999; Doutor em Humanidades também pela Universidade Autonoma de Barcelona, 2007; Presidente da Fundação Nelito Câmara em Ivinhema desde sua criação em 2005.  Dentre outras publicações participou na organização e tradução, junto com mais sete poetas, entre eles Albert Roig e Zoraida Burgos, de uma antologia de Manoel de Barros para o Catalão, com o título de Ribas del Dessemblat, ed. Moutaner, Barcelona, 2005.  Atuou nas produções artísticas: Série para televisão “O Menino que Engoliu o Sol” (Co-roteirista, 2019), Livro infantil Para a chegada do Leonardo(2013) e do Vídeo Documentário “Os Causos: uma poética pantaneira”, Ricardo Pieretti Câmara e Alexandre Spengler (2007). Diretor do filme documentário “O Dom do Vale”, 2022. É gestor e um dos idealizadores da Casa-quintal Manoel de Barros, 2022.

 

Teniza Spinelli

Jornalista, museóloga, escritora e poeta.  Integrante da Academia Literária Feminina do Rio Grande do Sul. Conselheira do Rio Grande do Sul no Conselho Federal de Museologia. Membro do Conselho Internacional de Museus (ICOM-BR), onde participa do Comitê de Museus Literários. Autora do livro Museus Literários no Brasil, Histórias, ideias e guia de acervos.

Vanessa Costa Ribeiro

É graduada em História pela Universidade de São Paulo (2006). Em 2012, obteve o título de mestre em História Social pela mesma universidade. Tem experiência na área de História, com ênfase em Cultura Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: São Paulo, Várzea do Carmo, Parque Dom Pedro II, Fotografia e Imaginário Urbano. Coordenou a Ação Educativa do Museu de Arte Sacra de São Paulo. Atualmente é Coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico - Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo. 

 

Vinícius Stael Guedes Oliveira

Natural de Cantagalo RJ - Distrito de Euclidelândia - terra onde nasceu Euclides da Cunha. É formado em Comunicação Social pela Universidade Candido Mendes.  Em sua carreira atua como professor de teatro e comediante.  Hoje faz parte da equipe da Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro - FUNARJ - Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa como diretor da Casa de Euclides da Cunha.

 

 

 

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