guilherme
programação
museu
educativo
tradução literária
cinema
publicações
biblioteca
serviços

Poeta Guilherme de Almeida será lembrado em eventos promovidos em São Paulo

No mês de nascimento e morte do escritor, espaço realiza uma série de atividades durante três dias seguidos em sua homenagem

Nos dias 16, 17 e 18 de julho, a Casa Guilherme de Almeida realiza uma série de eventos para homenagear o poeta modernista Guilherme de Almeida. Haverá mesas-redondas e exibições de filmes. Todas as atividades são gratuitas e acontecerão no Anexo do Museu (Rua Cardoso de Almeida, 1943). O espaço é uma instituição da Secretaria de Estado da Cultura, gerenciada pela Organização Social Poiesis.

As atividades são realizadas em julho por ser o mesmo de seu nascimento, 24 de julho de 1890, e de morte – 11 de julho de 1969. Além dos eventos que serão realizados em São Paulo – cidade em que ele viveu grande parte de sua vida –, o museu-casa promove também atividades especiais em Campinas, cidade natal do poeta, entre os dias 4 e 11 deste mês.

Sobre Guilherme de Almeida

Eleito em 1928 para a Academia Paulista de Letras e, em 1930, para a Academia Brasileira de Letras, Guilherme de Almeida foi, durante décadas, o mais popular poeta paulista. Sua obra compreende mais de 70 publicações, entre poesia, prosa, ensaio, tradução, além do extenso trabalho jornalístico. Em 1959 foi eleito "Príncipe dos Poetas Brasileiros" em concurso patrocinado pelo jornal Correio da Manhã, por meio da seção "Escritores e livros" – escolhido por um "colégio eleitoral" de cerca de mil componentes, concorreu com os poetas Manuel Bandeira, Carlos Drummond da Andrade, Vinicius de Moraes e Mauro Mota.

Confira a programação:

Semana Guilherme de Almeida em São Paulo
De 16 a 18 de julho de 2015

Dia 16 de julho, às 19h
Mesa Redonda: Guilherme de Almeida, tradutor
Com Álvaro Faleiros, Eliane Fittipaldi e Simone Homem de Mello; mediação de Marcelo Tápia

Mesa de debates em torno na atividade tradutória de Guilherme de Almeida, examinando aspectos relativos às reflexões sobre tradução poética envolvidos em suas recriações de obras do francês, alemão, grego e outros idiomas.

Dia 17 de Julho, às 19h
Guilherme de Almeida, poeta
Por Grupo de Estudos de Guilherme de Almeida, Marcelo Tápia e Simone Homem de Mello

O Grupo de Estudos de Guilherme de Almeida apresentará os resultados de suas últimas pesquisas sobre a obra do poeta, fruto dos encontros regulares realizados na Casa.

Dia 18 de Julho de 2015, das 16h às 17h
Apresentação: Cinema Nostalgia (Memórias de um Fã)
Comentários de Donny Correia e acompanhamento de Gabriel Levy no piano

Exibição de vários curtas-metragens produzidos nas décadas de 1910 e 1920, com acompanhamento de piano ao vivo. Esta atividade resgata o espírito do cinema antigo a partir dos relatos de Guilherme de Almeida em sua série de crônicas Memórias de um fã, em que narra como descobriu o cinema, ainda em Campinas, e como tornou-se um aficionado admirador de personagens como Chaplin, Mary Pickford, Harold Lloyd e outros ícones da época.

Dia 18 de Julho de 2015, às 17h
O mito do “astro” Olympio Guilherme, por Guilherme de Almeida
Por Donny Correia

Nascido em Bragança Paulista, Olympio Guilherme foi escolhido, nos anos 1920, num concurso internacional para ser o ator representante do amante latino em Hollywood. O que ele não sabia é que tudo não passava de um golpe de marketing dos estúdios americanos para dominarem o mercado brasileiro, e que ele nunca teria a sonhada chance de ser uma estrela. Em várias ocasiões, seu amigo Guilherme de Almeida, poeta e crítico de cinema, publicou em sua coluna “Cinematographos”, no jornal O Estado de S. Paulo, algumas notícias entusiasmadas a respeito da próspera carreira que Olympio estaria prestes a iniciar nos Estados Unidos, sem saber que, na verdade, o ator passava por dificuldades então inimagináveis para o crítico. Esta palestra mostrará os diversos aspectos de uma saga que mais lembra um drama hollywoodiano.

Serviço:
Casa Guilherme de Almeida Anexo
Rua Cardoso de Almeida, 1943. Tel. 3673-1883.
Entrada Gratuita.
www.casaguilhermedealmeida.org.br

EXPOSIÇÃO - A POÉTICA DAS RUAS Funcionamento de carnaval Casa Guilherme de Almeida consolida primeiro centro de estudos de tradução literária no Brasil
PROGRAMA CONTINUADO: INTELECÇÃO DE TEXTOS EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS Coordenadora do Centro de Estudos de Tradução literária realiza palestra no 17º Encontro de Férias Horário especial de final de ano
voltar
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU

Visitação: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h.
Atividades culturais e educativas: de terça a sexta-feira, das 19h às 21h, e aos finais de semana, das 10h às 19h
(consultar programação).

CASA GUILHERME DE ALMEIDA
CENTRO DE ESTUDOS DE TRADUÇÃO LITERÁRIA

55 11 3673-1883 | 3803-8525 | casaguilhermedealmeida@gmail.com
Museu: R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Anexo: R. Cardoso de Almeida, 1943 | CEP 01251-001 | São Paulo

POIESIS
POIESIS
PORTAL DA TRANSPARÊNCIA ESTADUAL
OUVIDORIA