guilherme
programação
museu
educativo
tradução literária
cinema
publicações
biblioteca
serviços

Relação de Guilherme de Almeida com a crítica de cinema é tema de palestra

Para começar o ano, a Casa Guilherme de Almeida, instituição da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, promove no dia 11 de janeiro, às 15h, a palestra Guilherme de Almeida e a mediação do cinema como hábito cultural. O tema será apresentado por Erika Teixeira e terá mediação de Donny Correia.

Durante sua trajetória como crítico de cinema no jornal O Estado de S. Paulo, entre 1926 e 1942, Guilherme de Almeida não somente demonstrou rigor na análise das obras a que assistia com frequência, como também ajudou a criar na população o gosto pelo novo entretenimento, atribuindo-lhe status e importância de arte.

Sendo assim, Erika Teixeira, cuja dissertação de mestrado refere-se também a esse tema, abordará os diversos pontos que fazem do poeta modernista um pioneiro consciente do papel social e cultural que desempenhava.

O evento é gratuito. Serão disponibilizadas 25 vagas. Para se inscrever é necessário ligar com antecedência para 3673-1883 / 3672-1391 ou enviar um e-mail para casaguilhermedealmeida@gmail.com

A Casa Guilherme de Almeida é uma instituição administrada pela POIESIS Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura.

Donny Correia, poeta e cineasta, é formado em Letras – tradutor e intérprete pelo Centro Universitário Ibero-Americano (Unibero) e mestrando em Estética e História da Arte pela USP. Realizou os curtas experimentais Anatomy of decay, Braineraser e Totem, este selecionado para a 34ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e Prêmio Canal Brasil. Publicou os livros de poesia O eco do espelho (2005), Balletmanco (2009) e Corpocárcere (2013). É coordenador de programação da Casa Guilherme de Almeida.

Erika Teixeira é graduada em Publicidade pela Fundação Armando Álvares Penteado e mestre em Jornalismo pela Universidade de Coimbra, onde defendeu a dissertação Cinematographos – coluna cinematográfica de G., uma investigação sobre as crônicas cinematográficas de Guilherme de Almeida. Também pós-graduou-se em Cinema Documentário pela Fundação Getúlio Vargas e Antropologia Visual pelo ISCTE, em Lisboa. Atuou como pesquisadora, produtora e curadora no campo do ensino e difusão de cinema, em São Paulo e em Lisboa, onde reside atualmente.

Serviço:
Casa Guilherme de Almeida

Rua Macapá, 187, Pacaembu
(11) 3673-1883 / 3672-1391
De terça a domingo, das 10h às 18h. Visitas espontâneas e agendadas. Atende a escolas, mediante agendamento.
Entrada franca.
Site: www.casaguilhermedealmeida.org.br

EXPOSIÇÃO - A POÉTICA DAS RUAS Casa Guilherme de Almeida consolida primeiro centro de estudos de tradução literária no Brasil Funcionamento de carnaval
PROGRAMA CONTINUADO: INTELECÇÃO DE TEXTOS EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS Coordenadora do Centro de Estudos de Tradução literária realiza palestra no 17º Encontro de Férias Horário especial de final de ano
voltar
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU

Visitação: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h.
Atividades culturais e educativas: de terça a sexta-feira, das 19h às 21h, e aos finais de semana, das 10h às 19h
(consultar programação).

CASA GUILHERME DE ALMEIDA
CENTRO DE ESTUDOS DE TRADUÇÃO LITERÁRIA

55 11 3673-1883 | 3803-8525 | casaguilhermedealmeida@gmail.com
Museu: R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Anexo: R. Cardoso de Almeida, 1943 | CEP 01251-001 | São Paulo

POIESIS
POIESIS
PORTAL DA TRANSPARÊNCIA ESTADUAL
OUVIDORIA