guilherme
programação
museu
educativo
tradução literária
cinema
publicações
biblioteca
serviços

Exibição de “O homem que ri”, clássico do cinema de horror no Encontro Cinematographos

No sábado, dia 19, às 17h, os apreciadores de cinema poderão conferir uma das principais obras do diretor alemão Paul Leni, o clássico mudo O homem que ri (The man who laughs, 1928). A exibição faz parte dos Encontros Cinematographos da Casa Guilherme de Almeida, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela POIESIS. A entrada é gratuita.

A exibição será seguida por comentários do cineasta Donny Correia. Durante o evento também será lida a crítica ao filme, escrita por Guilherme de Almeida em 1929, época em que era crítico de cinema do Jornal O Estado de São Paulo. O alemão Paul Leni (1885-1929), pioneiro do cinema expressionista, definiu uma nova corrente de filmes de horror para as produções hollywoodianas que surgiu na década de 1910 e mudou a história da sétima arte.

Inspirado no clássico de Victor Hugo, este marco do cinema de horror conta a história de uma jovem nobre que é executada a mando do rei James em 1690. Seu filho, ainda bebê, tem seu rosto desfigurado e é jogado à sorte. Anos mais tarde, se junta a um circo, onde passa a ser conhecido como “o homem que ri”, em referência às marcas deixadas pelo despótico monarca que matou sua mãe. 

Serviço:  Casa Guilherme de Almeida Anexo 
Rua Cardoso de Almeida, 1943. Tel. 3673-1883. 
www.casaguilhermedealmeida.org.br

EXPOSIÇÃO - A POÉTICA DAS RUAS Funcionamento de carnaval Casa Guilherme de Almeida consolida primeiro centro de estudos de tradução literária no Brasil
PROGRAMA CONTINUADO: INTELECÇÃO DE TEXTOS EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS Coordenadora do Centro de Estudos de Tradução literária realiza palestra no 17º Encontro de Férias Horário especial de final de ano
voltar
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU

Visitação: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h.
Atividades culturais e educativas: de terça a sexta-feira, das 19h às 21h, e aos finais de semana, das 10h às 19h
(consultar programação).

CASA GUILHERME DE ALMEIDA
CENTRO DE ESTUDOS DE TRADUÇÃO LITERÁRIA

55 11 3673-1883 | 3803-8525 | casaguilhermedealmeida@gmail.com
Museu: R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Anexo: R. Cardoso de Almeida, 1943 | CEP 01251-001 | São Paulo

POIESIS
POIESIS
PORTAL DA TRANSPARÊNCIA ESTADUAL
www.transparencia.sp.gov.br