guilherme
programação
museu
educativo
tradução literária
cinema
publicações
biblioteca
serviços

Cinema singular de Guilherme de Almeida Prado é exibido na Sala Cinematographos

Espaço faz mostra do diretor que criou uma das obras mais pessoais da produção nacional com entrada gratuita e presença do cineasta

A Sala Cinematographos promove, de 5 a 9 de abril, uma mostra de cinema com foco na obra de Guilherme de Almeida Prado. Serão exibidos cinco longas-metragens e um curta. No último dia de evento (sábado, dia 9) haverá um debate com a presença do próprio cineasta, que construiu uma das mais singulares obras autorais do cinema brasileiro. Para inscrições: clique aqui

A curadoria da mostra é de Eduardo Santana, que comenta que os filmes de Guilherme de Almeida Prado, brilham por motivos diversos: uma estética peculiar, em que cores, figurinos e concepção dos personagens, principalmente femininas, causam o encantamento do espectador. O tom retrô dos anos do pós-guerra e a beleza feminina enfeitiçam e hipnotizam, ao mesmo tempo em que contam histórias instigantes. A entrada é gratuita.

Confira a programação completa:

Mostra “O cinema singular e fetichista de Guilherme de Almeida Prado”

Terça-feira, 5 de abril, 19h
Exibição de Flor do desejo (1983 / 105min)
Com: Imara Reis, Caíque Ferreira, Tamara Taxman e Matilde Mastrangi

O filme conta a história de Sabrina, uma prostituta que, após ser atacada por um homem na rua, é salva pelo jovem Gato. Ela o convida a morar em sua casa, onde começa um grande esquema para mudar sua vida.

Quarta-feira, 6 de abril, 19h
Exibição de A dama do Cine Shanghai (1987 / 115min)
Com: Maitê Proença, José Lewgoy, Antonio Fagundes e Sergio Mamberti

O corretor de imóveis Lucas entra em um velho cinema de São Paulo. Dentro da sala ele conhece Suzana, uma mulher muito parecida com a que está no filme em exibição. Sedutora e misteriosa, ela é casada com Desdino, e renega as ações de Lucas para conquistá-la. Quando é injustamente acusado de assassinato, Lucas passa a buscar o verdadeiro autor do crime. Quanto mais investiga o caso, mais as pistas apontam para Suzana e Desdino.

Quinta-feira, 7 de abril, às 19h
Exibição de Perfume de gardênia (1992 / 118min)
Com: Christiane Torloni, José Mayer, Betty Faria

Daniel é um motorista de táxi que trabalha de madrugada para pagar as prestações do carro. É casado com a dona de casa Adalgisa, que começa a fazer cinema, abandona a família e é proibida pelo marido de ver o filho. Durante onze anos, Daniel nutre um sentimento de vingança, que ganha força quando o filho, já adulto, reencontra a mãe, em plena decadência profissional.

Sexta-feira, 8 de abril, às 19h
Exibição de Glaura (1995 / 15min)
Com: Júlia Lemmertz, Alexandre Borges, Oscar Magrini e José Lewgoy.

Retrato de uma dona de casa para quem a felicidade seria ficar um dia até tarde na cama, livre do marido, da filha, da vizinha e do sogro paralítico.

Exibição de A hora mágica (1998 / 103min)
Com: Júlia Lemmertz, Raul Gazolla, Maitê Proença e José Lewgoy.

Em 1950, a Rádio Brasil (RB) recebe seus artistas para dublagens, comerciais e, principalmente, para interpretar papéis na radionovela Um assassino está entre nós. Tito Balcárcel dá voz às peripécias do galã em filmes de gêneros variados, ao lado da estrela Lyla Van. Tito vive às voltas com suas fantasias folhetinescas até apaixonar-se por Lúcia, uma jovem ambiciosa, indiretamente envolvida num crime. Lúcia colocará o romântico Tito no centro de uma teia rodeada de pequenos mistérios.

Sábado, 9 de abril, às 15h
Onde andará Dulce Veiga? (2007 / 135min)
Com: Maitê Proença, Eriberto Leão, Carolina Dieckmann, Christiane Torloni.

Nos anos de 1980, um jornalista decide descobrir o paradeiro de Dulce Veiga, uma atriz e cantora que desapareceu misteriosamente nos anos 1960. O que ele não sabe é o quanto terá de descobrir sobre si mesmo antes de encontrá-la.

*Após esta sessão haverá um debate com o cineasta Guilherme de Almeida Prado e com o crítico de cinema, Gabriel Carneiro.

Serviço:
Sala Cinematographos / Casa Guilherme de Almeida – Anexo
Rua Cardoso de Almeida, 1943. Tel. 3673-1883.
www.casaguilhermedealmeida.org.br

EXPOSIÇÃO - A POÉTICA DAS RUAS Casa Guilherme de Almeida consolida primeiro centro de estudos de tradução literária no Brasil Funcionamento de carnaval
PROGRAMA CONTINUADO: INTELECÇÃO DE TEXTOS EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS Coordenadora do Centro de Estudos de Tradução literária realiza palestra no 17º Encontro de Férias Horário especial de final de ano
voltar
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU

Visitação: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h.
Atividades culturais e educativas: de terça a sexta-feira, das 19h às 21h, e aos finais de semana, das 10h às 19h
(consultar programação).

CASA GUILHERME DE ALMEIDA
CENTRO DE ESTUDOS DE TRADUÇÃO LITERÁRIA

55 11 3673-1883 | 3803-8525 | casaguilhermedealmeida@gmail.com
Museu: R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Anexo: R. Cardoso de Almeida, 1943 | CEP 01251-001 | São Paulo

POIESIS
POIESIS
PORTAL DA TRANSPARÊNCIA ESTADUAL
OUVIDORIA