guilherme
programação
museu
educativo
tradução literária
cinema
publicações
bancos de dados
serviços

SEMANA GUILHERME DE ALMEIDA

“Guilherme de Almeida e o teatro”

 

Anualmente a Casa Guilherme de Almeida realiza, em julho, uma programação especial em homenagem às datas de nascimento e morte do poeta e patrono do museu. Confira a programação de 2016, que destacará mais uma vertente pouco lembrada da múltipla atuação do escritor na cultura brasileira: sua contribuição para o teatro em São Paulo.

 

Quarta-feira, 6 de julho

19h

Abertura da Semana, com dois itens programados, referindo-se o primeiro ao tradutor e, o segundo, ao poeta Guilherme de Almeida:

 

GUILHERME DE ALMEIDA E OS LIVROS “INFANTIS” DE WILHELM BUSCH

 

A famosa coleção de livros infantis da Editora Melhoramentos trouxe a público, na década de 1940 – e depois, em nova edição, nos anos 1970 – as traduções de Guilherme de Almeida para criações do importante autor alemão Wilhelm Busch (1832-1908). A poeta e tradutora Simone Homem de Mello, coordenadora do Centro de Estudos de Tradução Literária da Casa Guilherme de Almeida, abordará brevemente o modo como o trabalho de Busch foi apresentado no Brasil e algumas particularidades relevantes de sua tradução por Guilherme de Almeida.

 

A POESIA DE GUILHERME DE ALMEIDA EM ANÁLISE

 

Apresentação do Grupo de Estudos da obra do poeta, que anualmente apresenta os resultados de sua pesquisa voltada a cada um dos livros de poemas publicados por ele publicados, realizada sob orientação de Marcelo Tápia e Simone Homem de Mello.

 

 

Quinta-feira, 7 de julho

19h

GUILHERME DE ALMEIDA, HOMEM DE TEATRO

Por Renata Cazarini de Freitas

 

Esta palestra concentra-se na contribuição do poeta e tradutor Guilherme de Almeida para o teatro brasileiro. Guilherme foi homem de teatro por 50 anos. De 1915 a 1949, foi coautor de prosa dramática em francês, criou poesia e prosa dramática em português, letras para peças musicais e argumento de balé. Foi ativo na gestão cultural do palco paulista, envolvido com o Teatro Brasileiro de Comédia (TBC) do início ao fim de sua história. Além disso, foi presidente da Sociedade Brasileira de Comédia até 1965. 

 

20h

Apresentação do vídeo Mon coeur balance, editado a partir de registro de leitura dramática da peça de Guilherme de Almeida e Oswald de Andrade, realizada na Casa Guilherme de Almeida sob a direção de Valéria di Pietro.

 

Sexta-feira, 8 de julho

19h

GUILHERME DE ALMEIDA, CRÍTICO DE CINEMA

Por Donny Correia

 

A palestra apresentará o trabalho de Guilherme de Almeida à frente da coluna “Cinematographos”, no jornal O Estado de S. Paulo, entre 1926 e 1942, período em que estabeleceu uma forma moderna e sofisticada de abordar aspectos técnicos e estéticos dos filmes de sua época. O recorte da aprentação se baseará no conteúdo do livro Cinematographos de Guilherme de Almeida: antologia da crítica cinematográfica, organizado por Donny Correia e Marcelo Tápia, lançado pela Editora Unesp em 2016.

 

Sábado, 9 de julho

Das 14h às 17h

visita temática: guilherme de almeida e a memória de 1932

Pelo Núcleo de Ação Educativa

 

Seguindo a temática do feriado estadual, essa visita especial focalizará a participação profícua de Guilherme de Almeida na denominada Revolução Constitucionalista de 1932. Nesse dia, os participantes poderão tomar contato com os itens do acervo do Museu relacionados a esse momento da história de São Paulo – incluindo-se uma das principais fontes do período, o Jornal das Trincheiras (editado por Guilherme) –, e, também, como com alguns dos poemas do escritor referentes à Revolução. Em seguida, os visitantes serão acompanhados até a Sala Cinematographos, no Anexo do Museu, onde será exibido o documentário 32, A Guerra Civil, que aborda esse episódio histórico.

 

18h

Encerramento da Semana, pelo coral da CETESB – com regência do maestro Gualtieri Belloni e acompanhamento do músico Rafael Miranda –, que apresentará clássicos da MPB e uma canção inédita, composta a partir de um poema de Guilherme de Almeida.

Programa Continuado: cursos de intelecção de textos em línguas estrangeiras EXPOSIÇÃO - A POÉTICA DAS RUAS Casa Guilherme de Almeida consolida primeiro centro de estudos de tradução literária no Brasil
Funcionamento de carnaval PROGRAMA CONTINUADO: INTELECÇÃO DE TEXTOS EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS Coordenadora do Centro de Estudos de Tradução literária realiza palestra no 17º Encontro de Férias
voltar
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU

Visitação: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h.
Atividades culturais e educativas: de terça a sexta-feira, das 19h às 21h, e aos finais de semana, das 10h às 19h
(consultar programação).

CASA GUILHERME DE ALMEIDA
CENTRO DE ESTUDOS DE TRADUÇÃO LITERÁRIA

55 11 3673-1883 | 3803-8525 | casaguilhermedealmeida@gmail.com
Museu: R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Anexo: R. Cardoso de Almeida, 1943 | CEP 01251-001 | São Paulo

POIESIS
POIESIS
PORTAL DA TRANSPARÊNCIA ESTADUAL
OUVIDORIA