guilherme
programação
museu
educativo
tradução literária
cinema
publicações
biblioteca
serviços

Casa Guilherme de Almeida inaugura novo espaço para atividades culturais

No sábado, 22 de março, a partir das 14h, a Casa Guilherme de Almeida – instituição da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, administrada pela Poiesis Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura – inaugura um novo endereço para a realização de cursos e outras atividades culturais. O espaço Casa Guilherme de Almeida – Anexo fica na Rua Cardoso de Almeida, 1943, Pacaembu, próximo ao museu-casa.

Durante todo o dia haverá programação especial: lançamento do livro Odisseia em quadrinhos, exibição do filme Terra é sempre terra (1950) e recital baseado em caderno inédito de Guilherme de Almeida, além da apresentação oficial do novo espaço pelo diretor Marcelo Tápia, seguida de confraternização.

O novo anexo foi criado com o objetivo de complementar o espaço para atividades do museu – que preserva o acervo reunido pelo poeta –, e para abrigar parte da equipe de funcionários da Casa, além de reserva técnica e oficina para conservação de livros. O endereço original – antiga residência de Guilherme de Almeida – permanecerá dedicada à visitação ao acervo, a atividades educativas e à realização de eventos especiais.

Programação Completa
Inauguração Casa Guilherme de Almeida – Anexo Sábado, 22 de março
Entrada franca

14h – Lançamento do livro Odisseia em quadrinhos, tradução em imagens da obra de Homero publicada pela editora Peirópolis, seguido de palestra e sessão de autógrafos com os autores Tereza Virgínia Pinheiro e Piero Bagnariol.

16h – Exibição do filme Terra é sempre terra (1950), produção da Companhia Cinematográfica Vera Cruz dirigida por Tom Payne, cujos diálogos foram escritos por Guilherme de Almeida.

18h – Recital Guilherme de Almeida – Penso, logo eis isto, com Donny Correia, Marcelo Tápia e Simone Homem de Mello, reunindo escritos de um caderno de anotações inédito de Guilherme de Almeida.

18h30 – Apresentação do anexo da Casa Guilherme de Almeida pelo diretor do museu, Marcelo Tápia, seguida de confraternização.

Casa Guilherme de Almeida – Anexo
Rua Cardoso de Almeida, 1943 – Pacaembu
Tel: 11 3673-1883

EXPOSIÇÃO - A POÉTICA DAS RUAS Casa Guilherme de Almeida consolida primeiro centro de estudos de tradução literária no Brasil Funcionamento de carnaval
PROGRAMA CONTINUADO: INTELECÇÃO DE TEXTOS EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS Coordenadora do Centro de Estudos de Tradução literária realiza palestra no 17º Encontro de Férias Horário especial de final de ano
voltar
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU

Visitação: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h.
Atividades culturais e educativas: de terça a sexta-feira, das 19h às 21h, e aos finais de semana, das 10h às 19h
(consultar programação).

CASA GUILHERME DE ALMEIDA
CENTRO DE ESTUDOS DE TRADUÇÃO LITERÁRIA

55 11 3673-1883 | 3803-8525 | casaguilhermedealmeida@gmail.com
Museu: R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Anexo: R. Cardoso de Almeida, 1943 | CEP 01251-001 | São Paulo

POIESIS
POIESIS
PORTAL DA TRANSPARÊNCIA ESTADUAL
OUVIDORIA