guilherme
programação
museu
educativo
tradução literária
cinema
publicações
bancos de dados
serviços

Casa Guilherme de Almeida inaugura novo espaço para atividades culturais

No sábado, 22 de março, a partir das 14h, a Casa Guilherme de Almeida – instituição da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, administrada pela Poiesis Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura – inaugura um novo endereço para a realização de cursos e outras atividades culturais. O espaço Casa Guilherme de Almeida – Anexo fica na Rua Cardoso de Almeida, 1943, Pacaembu, próximo ao museu-casa.

Durante todo o dia haverá programação especial: lançamento do livro Odisseia em quadrinhos, exibição do filme Terra é sempre terra (1950) e recital baseado em caderno inédito de Guilherme de Almeida, além da apresentação oficial do novo espaço pelo diretor Marcelo Tápia, seguida de confraternização.

O novo anexo foi criado com o objetivo de complementar o espaço para atividades do museu – que preserva o acervo reunido pelo poeta –, e para abrigar parte da equipe de funcionários da Casa, além de reserva técnica e oficina para conservação de livros. O endereço original – antiga residência de Guilherme de Almeida – permanecerá dedicada à visitação ao acervo, a atividades educativas e à realização de eventos especiais.

Programação Completa
Inauguração Casa Guilherme de Almeida – Anexo Sábado, 22 de março
Entrada franca

14h – Lançamento do livro Odisseia em quadrinhos, tradução em imagens da obra de Homero publicada pela editora Peirópolis, seguido de palestra e sessão de autógrafos com os autores Tereza Virgínia Pinheiro e Piero Bagnariol.

16h – Exibição do filme Terra é sempre terra (1950), produção da Companhia Cinematográfica Vera Cruz dirigida por Tom Payne, cujos diálogos foram escritos por Guilherme de Almeida.

18h – Recital Guilherme de Almeida – Penso, logo eis isto, com Donny Correia, Marcelo Tápia e Simone Homem de Mello, reunindo escritos de um caderno de anotações inédito de Guilherme de Almeida.

18h30 – Apresentação do anexo da Casa Guilherme de Almeida pelo diretor do museu, Marcelo Tápia, seguida de confraternização.

Casa Guilherme de Almeida – Anexo
Rua Cardoso de Almeida, 1943 – Pacaembu
Tel: 11 3673-1883

Programa Continuado: cursos de intelecção de textos em línguas estrangeiras EXPOSIÇÃO - A POÉTICA DAS RUAS Funcionamento de carnaval
Casa Guilherme de Almeida consolida primeiro centro de estudos de tradução literária no Brasil PROGRAMA CONTINUADO: INTELECÇÃO DE TEXTOS EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS Coordenadora do Centro de Estudos de Tradução literária realiza palestra no 17º Encontro de Férias
voltar
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU

Visitação: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h.
Atividades culturais e educativas: de terça a sexta-feira, das 19h às 21h, e aos finais de semana, das 10h às 19h
(consultar programação).

CASA GUILHERME DE ALMEIDA
CENTRO DE ESTUDOS DE TRADUÇÃO LITERÁRIA

55 11 3673-1883 | 3803-8525 | casaguilhermedealmeida@gmail.com
Museu: R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Anexo: R. Cardoso de Almeida, 1943 | CEP 01251-001 | São Paulo

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA ESTADUAL
OUVIDORIA