guilherme
programação
museu
educativo
tradução literária
cinema
publicações
bancos de dados
serviços

Casa Guilherme de Almeida realiza oficina de ilustração com a técnica da monotipia

A atividade também abordará a interpretação de textos e de imagens de obras literárias

A Casa Guilherme de Almeida, instituição da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, realiza no dia 5 de abril, das 10h às 13h, a oficina Ilustratione: Diálogos entre Imagem e Texto, que será ministrado por Fabiola Notari e Erivoneide Barros, com coordenação do Núcleo de Ação Educativa do museu-casa.

A partir de obras do poeta Guilherme de Almeida, com ilustrações de Anita Malfatti e Noêmia Mourão, a atividade proporcionará aos participantes uma vivência na execução de imagens gráficas em diálogo com textos literários, permeando as ações: refletir, fazer e compartilhar.

Ao serem iniciados no universo da interpretação de texto e leitura de imagens, os participantes serão incentivados a produzir suas próprias ilustrações por meio da técnica gráfica da monotipia, um processo que permite apenas uma impressão. A atividade visa aproximar o fazer e pensar artístico, a linguagem não verbal e a linguagem verbal, em diálogo com a linguagem da gravura.

A atividade é dirigida a pessoas acima de 16 anos e interessadas no assunto. A entrada é gratuita. Serão oferecidas 15 vagas. Para se inscrever é necessário ligar com antecedência para 3673-1883 ou enviar um e-mail para casaguilhermedealmeida@gmail.com

Erivoneide Barros é mestranda em Literatura e Cultura Russa pela FFLCH/USP e especialista em Psicopedagogia Clínica. Leciona língua portuguesa, produção textual e literatura em instituições de ensino desde 2006, e integra o Grupo de Pesquisa Eisenstein no Século XXI.

Fabiola Notari é artista visual e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Eisenstein no Século XXI. É doutoranda em Literatura e Cultura Russa pela FFLCH/USP. Leciona História da Fotografia e Fotomontagem no curso superior de Fotografia no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, ministra oficinas em instituições culturais e participa de exposições com sua produção prática desde 2005.

Casa Guilherme de Almeida
Rua Macapá, 187, Pacaembu
(11) 3673-1883 / 3672-1391
De terça a domingo, das 10h às 18h. Visitas espontâneas e agendadas
Atende a escolas, mediante agendamento
Entrada franca
Site: www.casaguilhermedealmeida.org.br

Programa Continuado: cursos de intelecção de textos em línguas estrangeiras EXPOSIÇÃO - A POÉTICA DAS RUAS Funcionamento de carnaval
Casa Guilherme de Almeida consolida primeiro centro de estudos de tradução literária no Brasil PROGRAMA CONTINUADO: INTELECÇÃO DE TEXTOS EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS Coordenadora do Centro de Estudos de Tradução literária realiza palestra no 17º Encontro de Férias
voltar
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU

Visitação: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h.
Atividades culturais e educativas: de terça a sexta-feira, das 19h às 21h, e aos finais de semana, das 10h às 19h
(consultar programação).

CASA GUILHERME DE ALMEIDA
CENTRO DE ESTUDOS DE TRADUÇÃO LITERÁRIA

55 11 3673-1883 | 3803-8525 | casaguilhermedealmeida@gmail.com
Museu: R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Anexo: R. Cardoso de Almeida, 1943 | CEP 01251-001 | São Paulo

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA ESTADUAL
OUVIDORIA