guilherme
programação
museu
educativo
tradução literária
cinema
publicações
biblioteca
serviços

Casa Guilherme de Almeida realiza oficina de ilustração com a técnica da monotipia

A atividade também abordará a interpretação de textos e de imagens de obras literárias

A Casa Guilherme de Almeida, instituição da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, realiza no dia 5 de abril, das 10h às 13h, a oficina Ilustratione: Diálogos entre Imagem e Texto, que será ministrado por Fabiola Notari e Erivoneide Barros, com coordenação do Núcleo de Ação Educativa do museu-casa.

A partir de obras do poeta Guilherme de Almeida, com ilustrações de Anita Malfatti e Noêmia Mourão, a atividade proporcionará aos participantes uma vivência na execução de imagens gráficas em diálogo com textos literários, permeando as ações: refletir, fazer e compartilhar.

Ao serem iniciados no universo da interpretação de texto e leitura de imagens, os participantes serão incentivados a produzir suas próprias ilustrações por meio da técnica gráfica da monotipia, um processo que permite apenas uma impressão. A atividade visa aproximar o fazer e pensar artístico, a linguagem não verbal e a linguagem verbal, em diálogo com a linguagem da gravura.

A atividade é dirigida a pessoas acima de 16 anos e interessadas no assunto. A entrada é gratuita. Serão oferecidas 15 vagas. Para se inscrever é necessário ligar com antecedência para 3673-1883 ou enviar um e-mail para casaguilhermedealmeida@gmail.com

Erivoneide Barros é mestranda em Literatura e Cultura Russa pela FFLCH/USP e especialista em Psicopedagogia Clínica. Leciona língua portuguesa, produção textual e literatura em instituições de ensino desde 2006, e integra o Grupo de Pesquisa Eisenstein no Século XXI.

Fabiola Notari é artista visual e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Eisenstein no Século XXI. É doutoranda em Literatura e Cultura Russa pela FFLCH/USP. Leciona História da Fotografia e Fotomontagem no curso superior de Fotografia no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, ministra oficinas em instituições culturais e participa de exposições com sua produção prática desde 2005.

Casa Guilherme de Almeida
Rua Macapá, 187, Pacaembu
(11) 3673-1883 / 3672-1391
De terça a domingo, das 10h às 18h. Visitas espontâneas e agendadas
Atende a escolas, mediante agendamento
Entrada franca
Site: www.casaguilhermedealmeida.org.br

EXPOSIÇÃO - A POÉTICA DAS RUAS Casa Guilherme de Almeida consolida primeiro centro de estudos de tradução literária no Brasil Funcionamento de carnaval
PROGRAMA CONTINUADO: INTELECÇÃO DE TEXTOS EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS Coordenadora do Centro de Estudos de Tradução literária realiza palestra no 17º Encontro de Férias Horário especial de final de ano
voltar
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU

Visitação: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h.
Atividades culturais e educativas: de terça a sexta-feira, das 19h às 21h, e aos finais de semana, das 10h às 19h
(consultar programação).

CASA GUILHERME DE ALMEIDA
CENTRO DE ESTUDOS DE TRADUÇÃO LITERÁRIA

55 11 3673-1883 | 3803-8525 | casaguilhermedealmeida@gmail.com
Museu: R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Anexo: R. Cardoso de Almeida, 1943 | CEP 01251-001 | São Paulo

POIESIS
POIESIS
PORTAL DA TRANSPARÊNCIA ESTADUAL
www.transparencia.sp.gov.br