guilherme
programação
museu
educativo
tradução literária
cinema
publicações
biblioteca
serviços

Casa Guilherme de Almeida realiza Palestra-Recital em parceria com o Tribunal de Justiça

No dia 6 de maio, das 18h às 19h, a Casa Guilherme de Almeida, instituição da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, realizará um evento especial em parceria com o Tribunal de Justiça. Marcelo Tápia, diretor do museu apresentará uma palestra-recital sobre o Modernismo no Palacete Conde de Sarzedas. O evento é aberto ao público e a entrada é franca.

A palestra focará no movimento modernista de São Paulo e na Semana de Arte Moderna de 1922, por meio da conferência “Revelação do Brasil pela Poesia Moderna” (1925), escrita por Guilherme de Almeida, e incluirá leitura de poemas representativos de autoria de participantes do movimento, assim como uma canção emblemática das reuniões do grupo modernista, o “Hino do Grupo do Gambá”, de autoria de Mário de Andrade.

Neste ano, a Casa Guilherme de Almeida realizará um programa de atividades junto com o Tribunal de Justiça de São Paulo. Excepcionalmente este evento acontecerá no Palacete do Conde de Sarzedas, porém os demais acontecerão no Palácio de Justiça.

Marcelo Tápia, poeta, tradutor e ensaísta, é graduado em Letras (Português e Grego) e doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP. É autor de cinco livros de poemas, entre eles Valor de uso (2009). Traduziu, entre outras obras, os romances Os passos perdidos (2008) e O reino deste mundo (2009), de Alejo Carpentier; é um dos organizadores do volume Transcriação, de Haroldo de Campos (2013). Dirige o museu Casa Guilherme de Almeida, em São Paulo.

Serviço:
Palestra-Recital sobre o Moderniasmo
Dia 6 de maio, das 18h às 19h
Local: Palacete Conde de Sarzedas
Rua: Conde de Sarzedas, 100, Centro – SP

Casa Guilherme de Almeida
Rua Macapá, 187, Pacaembu
(11) 3673-1883 / 3672-1391
De terça a domingo, das 10h às 18h. Visitas espontâneas e agendadas.
Atende a escolas, mediante agendamento.
Entrada franca.
Site: www.casaguilhermedealmeida.org.br

EXPOSIÇÃO - A POÉTICA DAS RUAS Casa Guilherme de Almeida consolida primeiro centro de estudos de tradução literária no Brasil Funcionamento de carnaval
PROGRAMA CONTINUADO: INTELECÇÃO DE TEXTOS EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS Coordenadora do Centro de Estudos de Tradução literária realiza palestra no 17º Encontro de Férias Horário especial de final de ano
voltar
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU

Visitação: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h.
Atividades culturais e educativas: de terça a sexta-feira, das 19h às 21h, e aos finais de semana, das 10h às 19h
(consultar programação).

CASA GUILHERME DE ALMEIDA
CENTRO DE ESTUDOS DE TRADUÇÃO LITERÁRIA

55 11 3673-1883 | 3803-8525 | casaguilhermedealmeida@gmail.com
Museu: R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Anexo: R. Cardoso de Almeida, 1943 | CEP 01251-001 | São Paulo

POIESIS
POIESIS
PORTAL DA TRANSPARÊNCIA ESTADUAL
OUVIDORIA