guilherme
programação
museu
educativo
tradução literária
cinema
publicações
bancos de dados
serviços

Casa Guilherme de Almeida realiza Palestra-Recital em parceria com o Tribunal de Justiça

No dia 6 de maio, das 18h às 19h, a Casa Guilherme de Almeida, instituição da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, realizará um evento especial em parceria com o Tribunal de Justiça. Marcelo Tápia, diretor do museu apresentará uma palestra-recital sobre o Modernismo no Palacete Conde de Sarzedas. O evento é aberto ao público e a entrada é franca.

A palestra focará no movimento modernista de São Paulo e na Semana de Arte Moderna de 1922, por meio da conferência “Revelação do Brasil pela Poesia Moderna” (1925), escrita por Guilherme de Almeida, e incluirá leitura de poemas representativos de autoria de participantes do movimento, assim como uma canção emblemática das reuniões do grupo modernista, o “Hino do Grupo do Gambá”, de autoria de Mário de Andrade.

Neste ano, a Casa Guilherme de Almeida realizará um programa de atividades junto com o Tribunal de Justiça de São Paulo. Excepcionalmente este evento acontecerá no Palacete do Conde de Sarzedas, porém os demais acontecerão no Palácio de Justiça.

Marcelo Tápia, poeta, tradutor e ensaísta, é graduado em Letras (Português e Grego) e doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP. É autor de cinco livros de poemas, entre eles Valor de uso (2009). Traduziu, entre outras obras, os romances Os passos perdidos (2008) e O reino deste mundo (2009), de Alejo Carpentier; é um dos organizadores do volume Transcriação, de Haroldo de Campos (2013). Dirige o museu Casa Guilherme de Almeida, em São Paulo.

Serviço:
Palestra-Recital sobre o Moderniasmo
Dia 6 de maio, das 18h às 19h
Local: Palacete Conde de Sarzedas
Rua: Conde de Sarzedas, 100, Centro – SP

Casa Guilherme de Almeida
Rua Macapá, 187, Pacaembu
(11) 3673-1883 / 3672-1391
De terça a domingo, das 10h às 18h. Visitas espontâneas e agendadas.
Atende a escolas, mediante agendamento.
Entrada franca.
Site: www.casaguilhermedealmeida.org.br

Programa Continuado: cursos de intelecção de textos em línguas estrangeiras EXPOSIÇÃO - A POÉTICA DAS RUAS Funcionamento de carnaval
Casa Guilherme de Almeida consolida primeiro centro de estudos de tradução literária no Brasil PROGRAMA CONTINUADO: INTELECÇÃO DE TEXTOS EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS Coordenadora do Centro de Estudos de Tradução literária realiza palestra no 17º Encontro de Férias
voltar
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU

Visitação: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h.
Atividades culturais e educativas: de terça a sexta-feira, das 19h às 21h, e aos finais de semana, das 10h às 19h
(consultar programação).

CASA GUILHERME DE ALMEIDA
CENTRO DE ESTUDOS DE TRADUÇÃO LITERÁRIA

55 11 3673-1883 | 3803-8525 | casaguilhermedealmeida@gmail.com
Museu: R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Anexo: R. Cardoso de Almeida, 1943 | CEP 01251-001 | São Paulo

POIESIS
POIESIS
PORTAL DA TRANSPARÊNCIA ESTADUAL
OUVIDORIA