guilherme
programação
museu
educativo
tradução literária
cinema
publicações
bancos de dados
serviços

Bloomsday 2014 terá encenação teatral pelas ruas da capital paulista

A tradicional homenagem a James Joyce é promovida pela Casa Guilherme de Almeida em parceria com o Finnegan’s Pub e a Cia. Estrela D’Alva

A 27ª edição do Bloomsday terá uma novidade. A Cia. Estrela D’Alva de Teatro e outras Cias. parceiras farão intervenções cênicas e musicais pelas ruas de São Paulo. O cortejo sairá no dia 16, às 17h, da Casa Guilherme de Almeida, na Rua Macapá, 187, e prosseguirá até o Finnegan´s Pub, na Rua Cristiano Viana, 358. Confira abaixo a programação completa do evento que acontece nos dias 14 e 16 de junho.

O Bloomsday homenageia o escritor irlandês James Joyce, criador de Ulysses, um dos marcos da história da literatura mundial. A data de sua realização (16 de junho) é o dia em que transcorre a ação do romance, cujo personagem central, Leopold Bloom, perambula por Dublin, em 1904.

O Bloomsday em São Paulo é organizado pela Casa Guilherme de Almeida, instituição da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela POIESIS – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura. A programação – coordenada por Marcelo Tápia e Ivan de Campos - conta com palestra, leituras e apresentações musicais. O evento é gratuito.

Programação:

Sábado, dia 14, às 16h – Casa Guilherme de Almeida (Anexo)
Palestra “James Joyce – um breve itinerário de leitura”
Por Marcelo Tápia

A palestra oferecerá uma breve introdução à obra de Joyce, utilizando referências teóricas e trechos de seus livros em diversas traduções.

Segunda-Feira, dia 16, às 17h
Encontro Peripatético: Encenações de Rua
Com a Cia. Estrela D’Alva de Teatro e convidados
Saída do Museu Casa Guilherme de Almeida com destino ao Finnegan’s Pub

Neste Encontro Peripatético – uma atividade tradicional da Casa Guilherme de Almeida, que faz ligações temáticas entre o museu e outros locais – serão apresentadas cenas do espetáculo “Ulisses Molly Bloom – Dançando para Adiar”. A Cia Estrela D’Alva também traz para a caminhada grupos da cena teatral paulistana que farão intervenções cênicas e musicais.

A encenação passará pelo seguinte trajeto: Rua Cardoso de Almeida; Avenida Dr. Arnaldo; Av. Teodoro Sampaio; Rua Capote Valente; Rua Arthur Azevedo e Rua Cristiano Viana, chegando ao Finnegan’s Pub, às 19h.

Segunda-Feira, dia 16, às 19h – Finnegan’s Pub
“O RISO DE JOYCE”

No “Dia de Bloom”, no Finnegan’s Pub – onde o evento é celebrado desde sua criação em São Paulo, em 1988 – serão apresentadas, pelos atores participantes da caminhada e por outros convidados, breves leituras dramáticas compostas por fragmentos de diversas obras do autor.

Reunidos com base no tema “O riso de Joyce”, os trechos ilustrarão o humor peculiar do escritor, sem deixar de lado, no entanto, contrastes dramáticos. O evento também contará com um programa musical que incluirá uma homenagem ao citarista Alberto Marsicano, falecido no ano passado, colaborador assíduo do Bloomsday em São Paulo. Durante o evento no Pub será oferecida degustação de Jameson Irish Whiskey.

Grupos participantes da encenação de rua e do evento no Pub:
Cia. Estrela D’Alva de Teatro, com Lígia Helena e Paulo Gircys; Cia. Lona de Retalhos, com Carina Prestupa, Thais Póvoa e Jorge Pezzolo; Cia. Uma das Três, com Carla Marco, Eduardo Liron, Gabriela Mendes, Kéroly Gritti e William Simplício; Grupo CGI, com Enrique Auê, Felipe Palmer e Thaís Nogueira; Núcleo Zona Autônoma, com Marcio de Castro e Talita Talissa. A atriz Paula Carrara e o músico Beto Sporleder, do Quarteto à Deriva.

Participantes do evento no Finnegan´s Pub:
Aurora Bernardini, Letícia Tomazella, Marcos Reis, Maria Teresa Quirino,
Ivan de Campos, John Milton, Cid Campos, Edvaldo Santana e Grupo Irish Dreams, entre outros. Apresentação: Marcelo Tápia.

Casa Guilherme de Almeida – Museu
Rua Macapá, 187, Pacaembu. Tel. 3672-1391.
De terça a domingo, das 10h às 18h. Visitas espontâneas e agendadas.
Atende a escolas, mediante agendamento.
Entrada franca.
Site: www.casaguilhermedealmeida.org.br

Casa Guilherme de Almeida – Anexo
Rua Cardoso de Almeida, 1943. Tel. 3673-1883.

Finnegan’s Pub
Rua Cristiano Viana, 358 – Pinheiros
Tel.: 11 3062-3232
Site: www.finnegans.com.br

 

Programa Continuado: cursos de intelecção de textos em línguas estrangeiras EXPOSIÇÃO - A POÉTICA DAS RUAS Funcionamento de carnaval
Casa Guilherme de Almeida consolida primeiro centro de estudos de tradução literária no Brasil PROGRAMA CONTINUADO: INTELECÇÃO DE TEXTOS EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS Coordenadora do Centro de Estudos de Tradução literária realiza palestra no 17º Encontro de Férias
voltar
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU

Visitação: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h.
Atividades culturais e educativas: de terça a sexta-feira, das 19h às 21h, e aos finais de semana, das 10h às 19h
(consultar programação).

CASA GUILHERME DE ALMEIDA
CENTRO DE ESTUDOS DE TRADUÇÃO LITERÁRIA

55 11 3673-1883 | 3803-8525 | casaguilhermedealmeida@gmail.com
Museu: R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Anexo: R. Cardoso de Almeida, 1943 | CEP 01251-001 | São Paulo

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA ESTADUAL
OUVIDORIA