guilherme
programação
museu
educativo
tradução literária
cinema
publicações
bancos de dados
serviços

Bloomsday 2014 terá encenação teatral pelas ruas da capital paulista

A tradicional homenagem a James Joyce é promovida pela Casa Guilherme de Almeida em parceria com o Finnegan’s Pub e a Cia. Estrela D’Alva

A 27ª edição do Bloomsday terá uma novidade. A Cia. Estrela D’Alva de Teatro e outras Cias. parceiras farão intervenções cênicas e musicais pelas ruas de São Paulo. O cortejo sairá no dia 16, às 17h, da Casa Guilherme de Almeida, na Rua Macapá, 187, e prosseguirá até o Finnegan´s Pub, na Rua Cristiano Viana, 358. Confira abaixo a programação completa do evento que acontece nos dias 14 e 16 de junho.

O Bloomsday homenageia o escritor irlandês James Joyce, criador de Ulysses, um dos marcos da história da literatura mundial. A data de sua realização (16 de junho) é o dia em que transcorre a ação do romance, cujo personagem central, Leopold Bloom, perambula por Dublin, em 1904.

O Bloomsday em São Paulo é organizado pela Casa Guilherme de Almeida, instituição da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela POIESIS – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura. A programação – coordenada por Marcelo Tápia e Ivan de Campos - conta com palestra, leituras e apresentações musicais. O evento é gratuito.

Programação:

Sábado, dia 14, às 16h – Casa Guilherme de Almeida (Anexo)
Palestra “James Joyce – um breve itinerário de leitura”
Por Marcelo Tápia

A palestra oferecerá uma breve introdução à obra de Joyce, utilizando referências teóricas e trechos de seus livros em diversas traduções.

Segunda-Feira, dia 16, às 17h
Encontro Peripatético: Encenações de Rua
Com a Cia. Estrela D’Alva de Teatro e convidados
Saída do Museu Casa Guilherme de Almeida com destino ao Finnegan’s Pub

Neste Encontro Peripatético – uma atividade tradicional da Casa Guilherme de Almeida, que faz ligações temáticas entre o museu e outros locais – serão apresentadas cenas do espetáculo “Ulisses Molly Bloom – Dançando para Adiar”. A Cia Estrela D’Alva também traz para a caminhada grupos da cena teatral paulistana que farão intervenções cênicas e musicais.

A encenação passará pelo seguinte trajeto: Rua Cardoso de Almeida; Avenida Dr. Arnaldo; Av. Teodoro Sampaio; Rua Capote Valente; Rua Arthur Azevedo e Rua Cristiano Viana, chegando ao Finnegan’s Pub, às 19h.

Segunda-Feira, dia 16, às 19h – Finnegan’s Pub
“O RISO DE JOYCE”

No “Dia de Bloom”, no Finnegan’s Pub – onde o evento é celebrado desde sua criação em São Paulo, em 1988 – serão apresentadas, pelos atores participantes da caminhada e por outros convidados, breves leituras dramáticas compostas por fragmentos de diversas obras do autor.

Reunidos com base no tema “O riso de Joyce”, os trechos ilustrarão o humor peculiar do escritor, sem deixar de lado, no entanto, contrastes dramáticos. O evento também contará com um programa musical que incluirá uma homenagem ao citarista Alberto Marsicano, falecido no ano passado, colaborador assíduo do Bloomsday em São Paulo. Durante o evento no Pub será oferecida degustação de Jameson Irish Whiskey.

Grupos participantes da encenação de rua e do evento no Pub:
Cia. Estrela D’Alva de Teatro, com Lígia Helena e Paulo Gircys; Cia. Lona de Retalhos, com Carina Prestupa, Thais Póvoa e Jorge Pezzolo; Cia. Uma das Três, com Carla Marco, Eduardo Liron, Gabriela Mendes, Kéroly Gritti e William Simplício; Grupo CGI, com Enrique Auê, Felipe Palmer e Thaís Nogueira; Núcleo Zona Autônoma, com Marcio de Castro e Talita Talissa. A atriz Paula Carrara e o músico Beto Sporleder, do Quarteto à Deriva.

Participantes do evento no Finnegan´s Pub:
Aurora Bernardini, Letícia Tomazella, Marcos Reis, Maria Teresa Quirino,
Ivan de Campos, John Milton, Cid Campos, Edvaldo Santana e Grupo Irish Dreams, entre outros. Apresentação: Marcelo Tápia.

Casa Guilherme de Almeida – Museu
Rua Macapá, 187, Pacaembu. Tel. 3672-1391.
De terça a domingo, das 10h às 18h. Visitas espontâneas e agendadas.
Atende a escolas, mediante agendamento.
Entrada franca.
Site: www.casaguilhermedealmeida.org.br

Casa Guilherme de Almeida – Anexo
Rua Cardoso de Almeida, 1943. Tel. 3673-1883.

Finnegan’s Pub
Rua Cristiano Viana, 358 – Pinheiros
Tel.: 11 3062-3232
Site: www.finnegans.com.br

 

CARTA ABERTA À COMUNIDADE MUSEAL BRASILEIRA | DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS EXPOSIÇÃO - A POÉTICA DAS RUAS Casa Guilherme de Almeida consolida primeiro centro de estudos de tradução literária no Brasil
Funcionamento de carnaval Coordenadora do Centro de Estudos de Tradução literária realiza palestra no 17º Encontro de Férias Horário especial de final de ano
voltar
Visitação e agendamento para grupos
55 11 3672-1391 | 3868-4128
educativo@casaguilhermedealmeida.org.br
Programação cultural: 55 11 4096-9801
contato@casaguilhermedealmeida.org.br

CASA GUILHERME DE ALMEIDA
R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 18h

MAPA DO SITE

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR