guilherme
programação
museu
educativo
tradução literária
cinema
publicações
biblioteca
serviços

Semana Guilherme de Almeida acontece entre 1 e 5 de julho

Na primeira semana de julho, a Casa Guilherme de Almeida realiza uma série de eventos temáticos para homenagear o poeta modernista. O mês foi escolhido por ser o mesmo de seu nascimento (24 de julho de 1890) e de morte (11 de julho de 1969) e, ainda, pelo dia 9 de julho ser o marco da Revolução Constitucionalista de 1932, da qual ele participou ativamente.

Em 2014, os temas focalizados na Semana serão: “Guilherme de Almeida e a Cultura Japonesa”, “Anchieta por Guilherme de Almeida” e “Resíduos medievais na obra de Guilherme de Almeida”.

Confira a programação.

Dia 1 de julho, 14h
Palestra e Oficina: Origami -
 história e prática
Com Mari Kanegae
Local: Casa Guilherme de Almeida – Museu

A atividade se propõe a contextualizar histórica e culturalmente a prática do origami, abordando ao longo do tempo abordando sua utilidade e seu significado. Em seguida, os participantes terão oportunidade de confeccionar seus próprios origamis, orientados pela palestrante, e, após a oficina, serão convidados a realizar uma visita orientada à Casa Guilherme de Almeida, que focalizará a mostra “Guilherme de Almeida e a cultura japonesa”, em cartaz no museu.

Dia 1 de julho, 19h
Palestra: Guilherme de Almeida e a cultura japonesa 
Com Marcelo Tápia
Local: Casa Guilherme de Almeida – Anexo

A palestra abordará as relações do escritor modernista com a cultura nipônica, e os reflexos destas em sua obra, focalizando-se especialmente sua produção de haicais.

Dia 2 de julho, 19h
Mesa-redonda - Na festa de São Lourenço: Anchieta recriado por Guilherme de Almeida

Com Eduardo Navarro e Érico Nogueira; mediação de Marcelo Tápia
Local: Casa Guilherme de Almeida – Anexo

Guilherme de Almeida é um precursor na tradução da obra de José de Anchieta. No ano de 1954, ocasião do quarto centenário de fundação da cidade de São Paulo, ele realiza, valendo-se de uma tradução em prosa publicada anteriormente, uma verdadeira recriação poética do Auto de São Lourenço, um dos mais importantes textos do autor jesuíta do século XVI.  

Dia 3 de julho, 19h
Exibição de vídeo: Recital Rosamor
Local: Casa Guilherme de Almeida – Anexo

Exibição de trechos de recital de poemas cantados de Guilherme de Almeida, por Lenine Santos (tenor) e Nancy Bueno (piano), gravado em vídeo no Anexo da Casa Guilherme de Almeida, em maio de 2014.

Dia 3 de julho, 19h30
Palestra e exibição de filme: Anchieta no Cinema 

Com Donny Correia
Local: Casa Guilherme de Almeida – Anexo

Algumas questões relativas ao filme Anchieta, José do Brasil, de Paulo Cesar Saraceni (produzido em 1977, com Ney Latorraca no papel principal), serão objeto desta palestra, que incluirá um panorama sobre a carreira do cineasta e a exibição de trechos do filme, que narra a vida do padre jesuíta e suas relações com os índios e os colonizadores.

Dia 5 de julho, 14h30
Palestra: Por uma leitura residual do Pequeno Romanceiro, de Guilherme de Almeida 
Por Leonildo Cerqueira Miranda
Local: Casa Guilherme de Almeida – Anexo

O pesquisador Leonildo Cerqueira Miranda apresentará resultados obtidos em seu trabalho de mestrado, em andamento na Universidade Federal do Ceará, cujo tema concentra-se na obra Pequeno romanceiro (publicada porGuilherme de Almeida em 1957), que suscita discussões em torno de seus traços medievais, a começar pelo gênero do livro – o romance, forma popular de poema que remonta ao final da Idade Média na Península Ibérica.

Dia 5 de julho, 17h
Teatro: Simples Cidade 
Com Letícia Tamazella e Marcos Reis
Local: Casa Guilherme de Almeida – Museu

Concebida, a partir de textos de Guilherme de Almeida, pelos atores que a encenam, a peça retrata o cotidiano de um caminhante que sai de sua pequena cidade e chega à metrópole, onde convive com a diversidade humana e exercita sua criação poética.

EXPOSIÇÃO - A POÉTICA DAS RUAS Casa Guilherme de Almeida consolida primeiro centro de estudos de tradução literária no Brasil Funcionamento de carnaval
PROGRAMA CONTINUADO: INTELECÇÃO DE TEXTOS EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS Coordenadora do Centro de Estudos de Tradução literária realiza palestra no 17º Encontro de Férias Horário especial de final de ano
voltar
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU

Visitação: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h.
Atividades culturais e educativas: de terça a sexta-feira, das 19h às 21h, e aos finais de semana, das 10h às 19h
(consultar programação).

CASA GUILHERME DE ALMEIDA
CENTRO DE ESTUDOS DE TRADUÇÃO LITERÁRIA

55 11 3673-1883 | 3803-8525 | casaguilhermedealmeida@gmail.com
Museu: R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Anexo: R. Cardoso de Almeida, 1943 | CEP 01251-001 | São Paulo

POIESIS
POIESIS
PORTAL DA TRANSPARÊNCIA ESTADUAL
OUVIDORIA