guilherme
programação
museu
educativo
tradução literária
cinema
publicações
bancos de dados
serviços

Exposição revela a relação do poeta Guilherme de Almeida com a cultura japonesa

A Casa Guilherme de Almeida apresenta, até o dia 27 de julho, a exposição Guilherme de Almeida e a Cultura Japonesa. Serão apresentados objetos do acervo pessoal do poeta, jornalista e tradutor (1890 – 1969) que revelam a influência dessa cultura em sua vida.

A história começou na década de 1930, quando Guilherme de Almeida passou a frequentar encontros no Clube de Poesia mantido pela comunidade japonesa, no bairro da Liberdade. O convite partiu do poeta e então Cônsul Geral do Japão no Brasil, Koso Itigé.

A partir de seu contato com o haicai, o poeta – que traduziu alguns poemas do célebre Matsuo Bashô –, propôs um modelo adaptativo dessa forma poética para nossa língua, que ganharia importantes seguidores.

Em 1937, após publicar seus haicais no jornal O Estado de S. Paulo, resolveu reuni-los no volume Poesia Vária, de 1947. Alguns anos depois, em 1956, Guilherme tornou-se um dos fundadores e primeiro presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão, que viria a ser o mais importante órgão de difusão da cultura nipônica no país.

Nesta mostra estão em destaque objetos pessoais, livros, cartões postais e cardápios de navios da década de 1920, que traziam imigrantes japoneses para o Brasil. Estão expostos também um robe bordado com tema oriental e outros objetos decorativos, como um vaso em porcelana e alguns netsukês (delicadas miniaturas esculpidas em marfim).

O museu Casa Guilherme de Almeida é decorado com muitos objetos orientais que pertenceram ao casal Guilherme e Baby de Almeida, que também podem ser apreciados na visita, como uma escultura em porcelana do Príncipe Sidarta, na sala de jantar, além uma caricatura do poeta com traços orientais, criada pelo artista Ferreira.

A Casa Guilherme de Almeida é gerenciada pela POIESIS – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura.

Serviço:

Exposição Guilherme de Almeida e a Cultura Japonesa
Até 27 de julho. Entrada Gratuita.

Casa Guilherme de Almeida – Museu
Rua Macapá, 187, Pacaembu. Tel. 3672-1391.
De terça a domingo, das 10h às 18h. Visitas espontâneas e agendadas.
Atende a escolas, mediante agendamento.
Entrada franca.
Site: www.casaguilhermedealmeida.org.br

EXPOSIÇÃO - A POÉTICA DAS RUAS Funcionamento de carnaval Casa Guilherme de Almeida consolida primeiro centro de estudos de tradução literária no Brasil
Coordenadora do Centro de Estudos de Tradução literária realiza palestra no 17º Encontro de Férias Horário especial de final de ano Governo do Estado de São Paulo realiza 3ª edição da Mostra de Museus no Parque da Água Branca
voltar
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Agendamento de visita (grupos): 55 11 3672-1391 | 3868-4128
Visitação: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h.
Atividades culturais e educativas: de terça a sexta-feira, das 19h às 21h, e aos finais de semana, das 10h às 19h
(consultar programação).

CASA GUILHERME DE ALMEIDA
CENTRO DE ESTUDOS DE TRADUÇÃO LITERÁRIA

55 11 3673-1883 | 3803-8525 | contato@casaguilhermedealmeida.org.br
Museu: R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Anexo: R. Cardoso de Almeida, 1943 | CEP 01251-001 | São Paulo

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA ESTADUAL
OUVIDORIA