guilherme
programação
museu
educativo
tradução literária
cinema
publicações
bancos de dados
serviços

Tradução Literária é tema de eventos especiais na Casa Guilherme de Almeida

Tradutores de obras de autores brasileiros a diversas línguas dão palestras na Casa neste sábado 

Nesta semana, a Casa Guilherme de Almeida – o Centro de Estudos de Tradução Literária, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela POIESIS Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura, realiza, em parceria com outras instituições, dois eventos especiais nas áreas de literatura e tradução: a Jornada de Estudos da Literatura Italiana Traduzida, dia 24 de outubro, a partir das 9h e o Encontro de Tradutores Estrangeiros de Literatura Brasileira, dia 25 de outubro, a partir das 10h.

Ambos os eventos são gratuitos. É recomendado que o interessado envie um e-mail para casaguilhermedealmeida@gmail.com para que seja feita uma pré-inscrição para a atividade de preferência.

Confira detalhes da programação:

Jornada de Estudos da Literatura Italiana Traduzida
Sexta-feira, 24 outubro, a partir das 9h

Durante o evento – que contará com conferência de abertura de Marcelo Tápia – serão apresentados, em quatro mesas-redondas, os resultados dos trabalhos mais recentes do Grupo de Estudos da Literatura Italiana Traduzida, com a participação de Lucia Wataghin, Danilo Adolfo Quincozes Morales, Gesualdo Maffia e Silvana de Gaspari, entre outros.

O objetivo do grupo é o estudo do panorama formado pelas obras da literatura italiana traduzidas no Brasil e o seu encontro com a literatura e a cultura brasileiras. A Jornada é uma parceria da USP com a UFSC, a Casa Guilherme de Almeida e o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, no âmbito das atividades da Settimana della Lingua Italiana nel Mondo (IIC/MAE).

As inscrições para as mesas do dia 24/10 serão abertas no dia e local do evento. Os inscritos receberão certificados de participação. Para conferir a programação completa Clique Aqui

Encontro de Tradutores Estrangeiros de Literatura Brasileira
Com mediação de Simone Homem de Mello e Marcelo Tápia
Sábado, 25 de outubro, a partir das 10h

A tradução de obras literárias brasileiras realistas, naturalistas e modernistas, chegando à contemporaneidade, será tema deste simpósio com bolsistas do Programa de Residência de Tradutores Estrangeiros no Brasil da Fundação Biblioteca Nacional, que conta com a participação da Casa Guilherme de Almeida. O Programa incentiva o trabalho de pesquisa in loco de tradutores estrangeiros dedicados a divulgar a literatura brasileira em outras línguas. Haverá duas mesas-redondas, nas quais tradutores de diversas nacionalidades falam de sua tradução, em andamento, da obra de importantes autores brasileiros. Confira abaixo a programação:

Sábado, 25 de outubro, das 10h às 12h
Mesa-redonda com Petra Petrač, que realiza tradução de O mulato, de Aluísio Azevedo, para o croata, e Kriton Iliopoulos, dedicado à tradução de Os Bruzundangas, de Lima Barreto, para o grego.

Sábado, 25 de outubro, das 14h às 16h
Mesa-redonda com Tine Prado, tradutor de Água viva, de Clarice Lispector, para o dinamarquês, e Luis Aguilar (México), que está traduzindo Um estrangeiro na legião, de Roberto Piva, para o espanhol.

Casa Guilherme de Almeida – Anexo
Rua Cardoso de Almeida, 1943 – Pacaembu
Tel: 11 3673-1883
Site: www.casaguilhermedealmeida.org.br

EXPOSIÇÃO - A POÉTICA DAS RUAS Funcionamento de carnaval Casa Guilherme de Almeida consolida primeiro centro de estudos de tradução literária no Brasil
PROGRAMA CONTINUADO: INTELECÇÃO DE TEXTOS EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS Coordenadora do Centro de Estudos de Tradução literária realiza palestra no 17º Encontro de Férias Horário especial de final de ano
voltar
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU

Visitação: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h.
Atividades culturais e educativas: de terça a sexta-feira, das 19h às 21h, e aos finais de semana, das 10h às 19h
(consultar programação).

CASA GUILHERME DE ALMEIDA
CENTRO DE ESTUDOS DE TRADUÇÃO LITERÁRIA

55 11 3673-1883 | 3803-8525 | casaguilhermedealmeida@gmail.com
Museu: R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Anexo: R. Cardoso de Almeida, 1943 | CEP 01251-001 | São Paulo

POIESIS
POIESIS
PORTAL DA TRANSPARÊNCIA ESTADUAL
OUVIDORIA