guilherme
programação
museu
educativo
tradução literária
cinema
publicações
biblioteca
serviços

Debate sobre arte e transformação com Duda Penteado e convidados

A Casa Guilherme de Almeida – Instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela POIESIS Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura – recebe, no dia 29 de novembro, às 15h30, o artista plástico Duda Penteado para uma mesa-redonda sobre arte e transformação, seguida de sessão de autógrafos do livro Artistic Revolution. A obra de Duda Penteado enfoca o poder transformador da arte, e apresenta uma técnica criativa chamada “Sinfonia Plástica”. 

Na ocasião, Duda Penteado abordará seu conceito de arte e sua visão sobre o papel que ela exerce na sociedade e na vida. O debate contará com a presença dos convidados João Eduardo Hidalgo, Katia Canton, Olívio Guedes e Pelópidas Cypriano. A entrada é gratuita.

Logo após, haverá sessão de autógrafos do livro Artistic Revolution, que documenta sua vasta obra e traz ensaios sobre o artista escritos por importantes professores, críticos e curadores nacionais e internacionais. O livro estará à disposição, no local, pelo valor de R$ 100 para os interessados em adquiri-lo. 

Duda Penteado, artista plástico  multimídia, vive entre os Estados Unidos e o Brasil há quase 20 anos, realizando performances, videoinstalações, murais, esculturas, pinturas e outras práticas plásticas. Seus trabalhos têm como referência temas atuais como a paz, a globalização, a diáspora, a dupla nacionalidade e outros fenômenos geopolíticos e sociais do século XXI.

João Eduardo Hidalgo é doutor em Comunicação pela ECA-USP e pela Universidad Complutense de Madrid, e especialista em Cinema Espanhol pela AECI – Agencia Española de Cooperación Internacional. Tem experiência em produção dramatúrgica para audiovisual, bem como em interpretação fílmica e história do cinema. Já fez várias exposições individuais de fotografia, dirigiu alguns curtas-metragens e orientou a realização de mais de cinquenta.

Katia Canton é graduada em Comunicação Social pela ECA-USP, mestre em Performance Studies, pela Tisch School of the Arts, New York University e doutora em Artes Interdisciplinares pela Faculdade de Artes Visuais e Educação, da New York University. É livre-docente em Teoria e Crítica de Artes pela ECA USP, com tese sobre Autorretrato e Espelho de Artista, que examina as potências da arte na educação.

Olívio Guedes é físico graduado pela PUC-SP, mestre em Estética e História da Arte pela USP, marchant e curador. Administra a galeria Slaviero & Guedes e concentra seus estudos acadêmicos na obra do pintor surrealista alemão, radicado no Brasil, Walter Lewy.

Pelópidas Cypriano é cineasta, mestre e doutor pela ECA-USP e livre-docente pelo DAP-IA-UNESP (Departamento de Artes), do qual é atualmente chefe de departamento, e onde ministra disciplinas como Fotografia Cinética, Artemídia e Cinema Digital.

 

EXPOSIÇÃO - A POÉTICA DAS RUAS Funcionamento de carnaval Casa Guilherme de Almeida consolida primeiro centro de estudos de tradução literária no Brasil
PROGRAMA CONTINUADO: INTELECÇÃO DE TEXTOS EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS Coordenadora do Centro de Estudos de Tradução literária realiza palestra no 17º Encontro de Férias Horário especial de final de ano
voltar
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU

Visitação: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h.
Atividades culturais e educativas: de terça a sexta-feira, das 19h às 21h, e aos finais de semana, das 10h às 19h
(consultar programação).

CASA GUILHERME DE ALMEIDA
CENTRO DE ESTUDOS DE TRADUÇÃO LITERÁRIA

55 11 3673-1883 | 3803-8525 | casaguilhermedealmeida@gmail.com
Museu: R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Anexo: R. Cardoso de Almeida, 1943 | CEP 01251-001 | São Paulo

POIESIS
POIESIS
PORTAL DA TRANSPARÊNCIA ESTADUAL
OUVIDORIA