guilherme
programação
museu
educativo
tradução literária
cinema
publicações
biblioteca
serviços

Tropicália será tema de eventos especiais na Casa Guilherme de Almeida em janeiro

A Casa Guilherme de Almeida promove, durante o mês de janeiro, uma série de eventos especiais com foco na Tropicália, movimento cultural nascido na década de 60, responsável por importantes contribuições na música, artes plásticas, cinema e teatro brasileiro. Haverá curso, palestras e recital para relembrar as principais criações artísticas desse período. A entrada para todos os eventos é gratuita. É necessário realizar uma pré-inscrição, pelo e-mail casaguilhermedealmeida@gmail.com ou telefone (11) 3673-1883. 


Programação: Especial Tropicália

Curso: “Forma e estilo em Caetano Veloso”
Dias 13, 14, 15 e 16 de janeiro, das 19h às 21h
Por Carlos Rennó

O curso abordará os elementos que colaboram para a riqueza formal e estilística na poética da obra de Caetano. Em foco, aspectos de suas letras como sonoridade, com destaque para o seu rimário rico; o emprego de aliterações e anagramas; medidas poéticas clássicas e de formas de natureza vanguardista; citações poéticas cultas; as musicalizações de poemas concretistas; relações de equivalência entre palavras e notas musicais. Um artista que, atuando no âmbito da canção pop, rompe com os limites entre alta e baixa cultura, cultura popular e erudita, poesia e letra de música. Serão estudadas as canções “Alegria, alegria”, “A tua presença”, “Oração ao tempo”, “London London”, “Sampa”, “Escândalo”, “Vaca profana” e “Rapte-me, camaleoa”, entre outras.

Palestra: “O Transe da Terra – panorama do cinema tropicalista”
Quarta-feira, 21 de janeiro, às 19h
Por Donny Correia

Esta palestra abordará aspectos da estética do Cinema Novo, composto por cineastas como Glauber Rocha, Joaquim Pedro de Andrade e José Agrippino de Paula, durante a década de 1960. As obras produzidas no período buscaram unir elementos da cultura e da história brasileiras, além de criar uma identidade nova para a arte nacional. Tais produções contribuíram para o surgimento do Tropicalismo. Durante o evento, serão vistos trechos de filmes como Terra em transe, Desesperato, Macunaíma e Hitler 3º Mundo.

Palestra: “Gil Rouxinol”
Quinta-feira, 22 de janeiro, às 19h
Por Carlos Rennó

A palestra terá como foco as letras de Gilberto Gil, procurando distinguir suas qualidades estéticas, observadas à luz de alguns referenciais teóricos para leitura e análise de poesia e letras de canções. A identificação de relações entre som e sentido nas composições será um dos objetivos buscados, que incluirão, também, a associação da obra do compositor com a história recente da poesia brasileira.

Palestra: “Torquato Neto, 70 anos – A trajetória do anjo louco”
Sábado, 24 de janeiro, às 10h30
Por Paulo Andrade

Esta palestra pretende oferecer um panorama abrangente sobre a vida e a obra de Torquato Neto, um dos poetas mais representativos da vanguarda tropicalista brasileira. Serão apresentados e discutidos trechos de poemas e letras de canções criados pelo autor.

Recital “Torquato Neto: Poética da resistência”
Sábado, 24 de janeiro, às 12h
Por Fernanda de Almeida Prado e Pedro Keiner

O recital organizado pela produtora Fernanda de Almeida Prado, com músicos convidados, pretende celebrar a obra do poeta Torquato Neto, oferecendo ao público a leitura de alguns de seus poemas e a execução de canções, de diversos compositores, que trazem letras suas.

Serviço:

Casa Guilherme de Almeida – Anexo
Rua Cardoso de Almeida, 1943. Tel. 3673-1883.
Entrada franca.
Site: www.casaguilhermedealmeida.org.br

EXPOSIÇÃO - A POÉTICA DAS RUAS Funcionamento de carnaval Casa Guilherme de Almeida consolida primeiro centro de estudos de tradução literária no Brasil
PROGRAMA CONTINUADO: INTELECÇÃO DE TEXTOS EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS Coordenadora do Centro de Estudos de Tradução literária realiza palestra no 17º Encontro de Férias Horário especial de final de ano
voltar
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU

Visitação: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h.
Atividades culturais e educativas: de terça a sexta-feira, das 19h às 21h, e aos finais de semana, das 10h às 19h
(consultar programação).

CASA GUILHERME DE ALMEIDA
CENTRO DE ESTUDOS DE TRADUÇÃO LITERÁRIA

55 11 3673-1883 | 3803-8525 | casaguilhermedealmeida@gmail.com
Museu: R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Anexo: R. Cardoso de Almeida, 1943 | CEP 01251-001 | São Paulo

POIESIS
POIESIS
PORTAL DA TRANSPARÊNCIA ESTADUAL
www.transparencia.sp.gov.br