guilherme
programação
museu
educativo
tradução literária
cinema
publicações
biblioteca
serviços

Exposição Guilherme de Almeida & São Paulo mostrará curiosidades da metrópole

A Casa Guilherme de Almeida inicia as atividades de 2015 com a exposição "Guilherme de Almeida & São Paulo", que terá como foco a relação do poeta com a cidade. A mostra apresentará imagens e trechos de diversos textos do poeta e jornalista Guilherme de Almeida (1890 – 1969), como poemas, crônicas e reportagens relacionados ao tema. 

Visitar a exposição será como realizar um passeio pela São Paulo de outros tempos. Além disso, permitirá a observação de contrastes e semelhanças entre a antiga e a atual cidade. A exposição retratará alguns temas como o trânsito, a indústria, o barulho, o crescimento e caos da cidade, que já eram comuns aos moradores décadas atrás. 


Entre os destaques estão recortes do livro Cosmópolis, uma coletânea com reportagens sobre bairros estrangeiros da cidade, com seus tipos e costumes, publicados originalmente em 1929 para o jornal O Estado de São Paulo, que anos depois, em 1962, virou um livro.

Haverá também poemas do livro Rua (1961). Um exemplo é o poema Rush: “Fúria de fuga centrífuga/ Ônibus, autos e bondes / Fura a fuligem equívoca/ Em que a cidade se esconde/ Apunhalada, já exânime,/ Pela arrancada violenta/ De cada rua que é lâmina/ Que a luz dos “stops” ensanguenta”.

Também farão parte da mostra os trabalhos de alunos do curso de Design do Centro Universitário SENAC – Santo Amaro, que conceberam diversas sugestões de capas para o livro Cosmópolis (1962), de Guilherme, baseados em atividades realizadas pela instituição em parceria com o museu-casa.

Guilherme de Almeida nasceu em Campinas, mas viveu grande parte de sua vida na cidade de São Paulo, em Perdizes, na atual casa que abriga o museu. A exposição ficará em cartaz até o dia 28 de Fevereiro. A entrada é gratuita.  


Serviço:
Casa Guilherme de Almeida (Museu)
Rua Macapá, 187, Pacaembu
(11) 3672-1391
De terça a domingo, das 10h às 18h. Visitas espontâneas e agendadas.
Atende a escolas, mediante agendamento.
Entrada franca.
Site: www.casaguilhermedealmeida.org.br

 

EXPOSIÇÃO - A POÉTICA DAS RUAS Funcionamento de carnaval Casa Guilherme de Almeida consolida primeiro centro de estudos de tradução literária no Brasil
PROGRAMA CONTINUADO: INTELECÇÃO DE TEXTOS EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS Coordenadora do Centro de Estudos de Tradução literária realiza palestra no 17º Encontro de Férias Horário especial de final de ano
voltar
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU

Visitação: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h.
Atividades culturais e educativas: de terça a sexta-feira, das 19h às 21h, e aos finais de semana, das 10h às 19h
(consultar programação).

CASA GUILHERME DE ALMEIDA
CENTRO DE ESTUDOS DE TRADUÇÃO LITERÁRIA

55 11 3673-1883 | 3803-8525 | casaguilhermedealmeida@gmail.com
Museu: R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Anexo: R. Cardoso de Almeida, 1943 | CEP 01251-001 | São Paulo

POIESIS
POIESIS
PORTAL DA TRANSPARÊNCIA ESTADUAL
www.transparencia.sp.gov.br