guilherme
programação
museu
educativo
tradução literária
cinema
publicações
bancos de dados
serviços

Casa Guilherme de Almeida promove passeio em comemoração ao aniversário de São Paulo

No aniversário de 461 anos da cidade de São Paulo, dia 25, das 9h30 às 14h30, a Casa Guilherme de Almeida – Instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – promoverá o passeio “Roteiro de um poeta em São Paulo”, que sairá do museu, localizado no Pacaembu, em direção ao centro da cidade. Durante todo o trajeto haverá o acompanhamento com explicações do guia de turismo Laercio Cardoso de Carvalho e da equipe do Núcleo de Ação Educativa do museu-casa.

Inspirado em "Meu roteiro sentimental da cidade de São Paulo" (texto de Guilherme de Almeida, de 1967), o passeio terá início com uma visita orientada à casa onde o poeta viveu.

Logo depois, os participantes caminharão até a Estação Sumaré do Metrô, próxima ao museu, para seguirem até a Estação República, no centro, onde serão visitados locais entre a Praça da República e a Praça da Sé, ligados à memória e à trajetória de Guilherme de Almeida (1890 – 1969), como sua formação no Largo de São Francisco, sua atuação na Semana de Arte Moderna de 1922, seu trabalho jornalístico na Folha da Manhã etc.

O final do encontro será no restaurante Cama & Café São Paulo, instalado em um antigo casarão (Rua Roberto Simonsen, n° 79), na Sé, onde haverá um almoço elaborado com base em um menu oferecido por Guilherme de Almeida e sua esposa Baby, em sua casa, por ocasião de seu aniversário, em 1962.

O passeio faz parte de uma série realizada regularmente pela Casa Guilherme de Almeida, denominada “Encontros Peripatéticos” (atividades baseadas no conceito aristotélico de “ensinar passeando”).

A proposta do Encontro Peripatético do dia 25 é mostrar um pouco da história da capital paulista e, também, da vida do poeta e jornalista Guilherme de Almeida – conhecido por sua profunda relação com a cidade –, em passeio divertido e enriquecedor.
Custo: a participação no Encontro é gratuita; porém, o participante deverá pagar sua passagem de metrô, para o percurso da Casa Guilherme de Almeida ao centro. No restaurante, o almoço (opcional) tem custo estimado de R$ 45.

Para se inscrever é necessário mandar um e-mail para casaguilhermedealmeida@gmail.com ou ligar para (11) 3672-1391. Serão disponibilizadas 25 vagas.  

A Casa Guilherme de Almeida é gerenciada pela POIESIS – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura.

Serviço:
Casa Guilherme de Almeida (Museu)
Rua Macapá, 187, Pacaembu
(11) 3672-1391
De terça a domingo, das 10h às 18h. Visitas espontâneas e agendadas.
Atende a escolas, mediante agendamento.
Entrada franca.
Site: www.casaguilhermedealmeida.org.br

 

Programa Continuado: cursos de intelecção de textos em línguas estrangeiras EXPOSIÇÃO - A POÉTICA DAS RUAS Funcionamento de carnaval
Casa Guilherme de Almeida consolida primeiro centro de estudos de tradução literária no Brasil PROGRAMA CONTINUADO: INTELECÇÃO DE TEXTOS EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS Coordenadora do Centro de Estudos de Tradução literária realiza palestra no 17º Encontro de Férias
voltar
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU

Visitação: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h.
Atividades culturais e educativas: de terça a sexta-feira, das 19h às 21h, e aos finais de semana, das 10h às 19h
(consultar programação).

CASA GUILHERME DE ALMEIDA
CENTRO DE ESTUDOS DE TRADUÇÃO LITERÁRIA

55 11 3673-1883 | 3803-8525 | casaguilhermedealmeida@gmail.com
Museu: R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Anexo: R. Cardoso de Almeida, 1943 | CEP 01251-001 | São Paulo

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA ESTADUAL
OUVIDORIA