guilherme
programação
museu
educativo
tradução literária
cinema
publicações
bancos de dados
serviços
expediente edição atual  edições anteriores

EDITORIAL RE-PRODUÇÃO 2022

Por meio do dossiê de resenhas de obras literárias estrangeiras publicadas no Brasil nos últimos dois anos, a revista Re-Produção pretende colaborar para a apreciação do valor estético da literatura traduzida. Trata-se de uma iniciativa para compensar, de certa forma, a escassez desse tipo de crítica nos suplementos literários da imprensa, nas revistas não-especializadas e nas mídias digitais. As resenhas aqui publicadas foram escritas por tradutores participantes do Programa de Aprimoramento em Tradução Literária da Casa Guilherme de Almeida (2022), também responsáveis pela escolha dos livros aqui apresentados.

A Re-Produção 2022 traz, também, um dossiê temático sobre a arte cinematográfica que reúne textos escritos por pesquisadores ministrantes de atividades culturais realizadas pelo Núcleo Cinematographos de Estudos de Cinema da Casa Guilherme de Almeida.

Esta edição reúne, ainda, artigos referentes a comunicações realizadas durante o VIII Encontro “Tradução dos Clássicos no Brasil”, cujo tema geral foi “Visões de mundo: Mito, Sensação, Razão”. Entre os autores encontram-se alguns dos mais importantes tradutores e estudiosos no campo dos Estudos Clássicos, e seus textos propiciam uma abrangente discussão sobre literatura e tradução. Além desse conjunto, a revista publica um artigo de Donaldo Schüler que aborda o fio narrativo em célebres escritores do século XX: James Joyce, Virginia Wolf e Clarice Lispector.

voltar
Visitação e agendamento para grupos
55 11 3672-1391 | 3868-4128
educativo@casaguilhermedealmeida.org.br
Programação cultural: 55 11 4096-9801
contato@casaguilhermedealmeida.org.br

CASA GUILHERME DE ALMEIDA
R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 18h

MAPA DO SITE

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR